segunda-feira , 7 julho 2025
Lar Notícias Projeto “Escola sem Violência” do CTAMAF tem início nas Escola Municipais
Notícias

Projeto “Escola sem Violência” do CTAMAF tem início nas Escola Municipais

Em mais uma importante ação de promoção da inclusão social e combate à violência no ambiente escolar, o Centro de Treinamento de Artes Marciais Atleta do Futuro (CTAMAF) deu início às atividades do projeto “Escola sem Violência” na Escola Municipal Oscar Botelho e na Escola Municipal Francisco Sales, em Lavras.

A iniciativa oferece aulas gratuitas de karatê para alunos da rede pública de ensino, com foco em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto é desenvolvido com apoio da Prefeitura Municipal de Lavras e do Fundo para Infância e Adolescência (FIA), e tem como missão promover uma cultura de paz, fortalecer a autoestima dos estudantes e desenvolver valores como disciplina, respeito e empatia por meio das artes marciais.

Sob a orientação do experiente Shihan José Carlos Costa da Silva, o Kaká — campeão brasileiro de karatê e referência no esporte em Lavras — e da sensei Amanda, os estudantes participaram com entusiasmo do primeiro dia de aula.

“A proposta é levar, por meio do karatê, um reforço não apenas físico, mas também emocional e comportamental para nossos jovens. Aqui eles aprendem a se respeitar, a respeitar o outro e a usar o esporte como ferramenta para superar desafios”, destacou Kaká, que há mais de 30 anos atua com projetos socioesportivos na cidade.

“A violência no ambiente escolar é um problema complexo que afeta diretamente o processo de ensino-aprendizagem, o bem-estar dos alunos e a qualidade das relações dentro da comunidade escolar. Ações de combate à violência nas escolas são, portanto, fundamentais para garantir um ambiente seguro, acolhedor e propício ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes”, destacou a sensei Amanda.

O apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura Municipal de Lavras ao projeto “Escola sem Violência” representa um compromisso concreto com a promoção dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social. O investimento público nesse tipo de iniciativa fortalece as políticas de proteção, inclusão e desenvolvimento integral da juventude, garantindo o acesso a atividades educativas e esportivas que previnem a violência e promovem a cidadania. Além disso, ao financiar um projeto que atua diretamente no ambiente escolar, essas instituições contribuem para a construção de uma cidade mais segura, solidária e com mais oportunidades para as novas gerações.

Além das unidades escolares, as atividades também são oferecidas na sede do CTAMAF, localizada na Rua Dr. Agenor Azevedo, nº 192 – Bairro Cecília Azevedo, com aulas regulares às segundas e quartas-feiras, a partir das 17h40.

O projeto atua diretamente na prevenção da violência escolar, do bullying, do racismo, da homofobia, da violência contra a mulher e da depredação do patrimônio público. Também fomenta a aproximação das famílias com a rotina escolar dos alunos e valoriza o esporte como instrumento de transformação social.

Interessados em conhecer mais sobre o projeto ou realizar matrículas podem entrar em contato diretamente com a sensei Amanda, pelo telefone (35) 98886-2074.

Com mais esta expansão, o CTAMAF reafirma seu compromisso com a juventude de Lavras e com a construção de um ambiente escolar mais seguro, acolhedor e transformador.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Luto: Morre o empresário Geraldo Botelho Pinto

Faleceu nesta segunda-feira (7) o empresário Geraldo Botelho Pinto. Ele estava internado...

Polícia Civil de Lavras recebeu novos equipamentos do Governo do Estado

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, entregou viaturas, armas e drones...

Três pessoas ficam feridas com ataque de cão da raça pitbull em Lavras

Um cão da raça aça pitbull deixou três pessoas moradores no Conjunto...

Pesquisadora da UFLA conquista Prêmio Confap de CT&I

A professora Maria das Graças Cardoso, do Instituto de Ciências Naturais da...