Com o objetivo de debater sobre as doenças psicossomáticas e o ânimo missionário, os membros da Pastoral da Saúde e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE) se reuniram no último domingo, 17, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Lavras, para mais um encontro diocesano de formação. O evento contou com 162 participantes, vindos de diversas paróquias da Diocese.
Entender o processo de desencadeamento das doenças psicossomáticas é fundamental para direcionar à escolha das melhores intervenções terapêuticas. Esse é um dos problemas mais comuns da sociedade contemporânea e que exige intervenção. Também conhecida como somatização ou transtorno somatoforme, as doenças psicossomáticas são desordens emocionais ou psiquiátricas que afetam também o funcionamento dos órgãos do corpo. Esses desajustes provocam múltiplas queixas físicas, e que podem surgir em diferentes partes do corpo. Para trabalhar essa temática, o evento contou com a presença do médico especialista, Dr. Thadeu Antônio Silva Venâncio. O momento formativo ainda contou com a presença da psicóloga Fátima e psicanalista Leandro.
Outra temática abordada foi o Ânimo Missionário. O pároco anfitrião, Padre Claudir Possa Trindade, ficou responsável de trabalhar as dificuldades e as formas de suscitar o entusiasmos pela missão desemprenhada na Igreja, seja como agente da Pastoral da Saúde, ou como Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE). O sacerdote levou todos os participantes a refletir o papel de cada um com entusiasmo e amor, ainda pediu que ao visitarmos um enfermo, antes, coloquemos o “coração no coração de Deus”.
O evento ainda contou com sorteio de brindes, orações e confraternização.