Lar Notícias Lei que beneficia estudantes autistas ou superdotados é sancionada em Minas
Notícias

Lei que beneficia estudantes autistas ou superdotados é sancionada em Minas

Norma traz objetivos e diretrizes que devem ser observadas pelas instituições de ensino públicas e privadas.

Foi sancionada a Lei 24.844, sobre o atendimento dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades ou superdotação em Minas. Norma traz objetivos e diretrizes que devem ser observadas pelas instituições de ensino públicas e privadas do sistema estadual de educação, valendo também para escolas de música.

O texto foi publicado nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial Minas Gerais. Entre as diretrizes estão a disponibilização de professores e profissionais especializados para suporte pedagógico e de profissionais para auxílio em atividades cotidianas relacionadas à higiene, à alimentação e à locomoção, inclusive nos conservatórios estaduais de música.

A norma tem origem no Projeto de Lei (PL) 1.235/23, do deputado Ulysses Gomes (PT), aprovado em definitivo pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 28/5.

Pela lei, o atendimento desses estudantes, além da formação continuada dos professores e da disponibilização de profissionais de apoio, deve considerar medidas como adaptação de tarefas escolares, flexibilização de horários e fomento à permanência dos alunos nas escolas.

Identidade própria deve ser garantida

As escolas devem ainda levar em consideração a situação singular e o perfil individual do estudante, bem como a sua característica biopsicossocial e faixa etária, visando garantir a dignidade humana, a busca pela identidade própria e o desenvolvimento da capacidade do aluno de exercer a cidadania e a participação social, política e econômica. Entre outras diretrizes trazidas pela lei estão:

  • garantia de progressão escolar sem retrocessos nos anos de escolaridade e níveis de ensino, assegurando a continuidade de estudos e a sua conclusão
  • oferta de serviços e de recursos de acessibilidade, como adequação arquitetônica e disponibilização de material didático e de recursos de tecnologia assistiva
  • garantia de adaptações, modificações e ajustes para o acesso dos estudantes ao currículo com equidade
  • oferta de atendimento educacional especializado, de forma complementar ou suplementar, em salas de recursos multifuncionais e em classes, escolas ou serviços especializados públicos ou conveniados, mediante avaliação e interação com a família e a comunidade
  • disponibilização de professores e profissionais especializados para suporte pedagógico
  • formação continuada dos profissionais de educação para o trabalho com metodologias inclusivas, materiais didáticos, equipamentos e outros recursos de tecnologia assistiva, bem como para o atendimento educacional especializado nas escolas urbanas, do campo, indígenas e de comunidades quilombolas

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Produtor lavrense “Niltão” Ribeiro será homenageado no Hall da Fama Trends

O empresário e produtor cultural lavrense Nilton Ribeiro será homenageado durante a...

Eleições 2024: o que você precisa saber antes de votar neste domingo (6)

Neste fim de semana, eleitores de 5.569 municípios em todo o Brasil...

Mais de 75 mil eleitores devem comparecer às urnas em Lavras neste domingo (6)

Neste domingo (6), data do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, 75.722...

Urnas de Lavras são sorteadas para passarem pelos testes de integridade e autenticidade

Urnas de Pouso Alegre (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), Três Corações...