terça-feira , 21 janeiro 2025
Lar Notícias Bandeira Amarela: Conta de luz ficará mais cara em julho
Notícias

Bandeira Amarela: Conta de luz ficará mais cara em julho

e acordo com a Cemig, a falta de chuvas deve agravar a situação, elevando o consumo de energia devido ao uso intensivo de ar-condicionado, ventiladores e climatizadores.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a conta de luz terá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos no mês de julho. A cobrança adicional vai ocorrer por causa do acionamento da bandeira tarifária amarela.

Segundo a agência, a previsão de chuva abaixo de média e a expectativa de aumento do consumo de energia justificam a tarifa extra. O alerta foi publicado na sexta-feira (28).

“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, afirmou a Aneel.

A previsão de escassez de chuvas e as temperaturas mais altas no país aumentam os custos de operação do sistema de geração de energia das hidrelétricas. Dessa forma, é necessário acionar as usinas termelétricas, que possuem custo maior.

Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Vídeo: Incêndio na madrugada atinge fazenda na região da Serrinha

Um incêndio, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20), atingiu a sede de...

UFLA credencia hospitais para atuarem como campo de prática dos estudantes de Medicina

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Lavras (FCS/UFLA)...

Léo Batista, ícone do jornalismo esportivo, morre aos 92 anos

O jornalismo esportivo brasileiro perdeu neste domingo (19) um de seus maiores...

Obituário: 19/01/2025

Jesus Monteiro de Souza + 18-01-2025 Idade: 88 anos Velado no velório...