domingo , 24 novembro 2024
Lar Sem categoria Universidades terão até 3 de julho para saírem da greve
Sem categoria

Universidades terão até 3 de julho para saírem da greve

Os professores das universidades e institutos federais terão até o dia 3 de julho para saírem da greve, que já dura mais de dois meses. No fim de semana, o Comando Nacional de Greve (CNG) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) comunicou que foi decidido, por maioria, colocar fim à mobilização docente.

O termo de acordo apresentado pelo governo Lula (PT) deverá ser assinado nesta quarta-feira (26/6) e o Comando Nacional de Greve será amanhã (27).

Em nota, o Andes afirmou que, “embora insuficiente”, reconhecem que a proposta do governo preserva o saldo político e organizacional positivo da greve.

O sindicato demandava um reajuste salarial ainda em 2024. O governo, porém, não ofertou correção em 2024, prevendo reajuste nos dois próximos anos: 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026.

“Ainda que os termos do acordo apresentado pelo governo federal não atendam adequadamente ao conteúdo de nossas justas demandas, refletem avanços que só foram possíveis graças à força do movimento paredista. Para além do que já conquistamos, nos últimos retornos que tivemos do governo federal, a conjuntura aponta para os limites desse processo negocial”, completou o Andes.

Até então, o termo de acordo com o governo federal só havia sido assinado pela Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes) e a mobilização na maior parte das instituições continuava.

Além do reajuste, o acordo prevê reestruturação na progressão entre os diferentes níveis da carreira docente. O acordo terá impacto fiscal de R$ 6,2 bilhões em dois anos.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Acidente com caminhão próximo ao trevo de Lavras interdita BR 381

Um acidente com um caminhão foi registrado na tarde desta terça-feira (12)...

Ufla oferece curso gratuito para capacitar pesquisadores na escrita de projetos utilizando IA

A Diretoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Dintec/UFLA) ofertará...

Proposta sobre fim da jornada de trabalho 6×1 movimenta redes sociais neste domingo (10)

O fim da jornada de trabalho de 6 dias trabalhados por um...

Apagão atingiu centro de Lavras nesta sexta-feira (8)

Lojas comerciais e residenciais ficaram sem luz na tarde desta sexta-feira (8)...