Na manhã desta sexta-feira (12), a Polícia Militar de Minas Gerais por meio da 6ª RPM realizou, no Pátio da Guarnição PM de Lavras, a Solenidade do 60º Aniversário do CTPM – Unidade Lavras. Na oportunidade, houve a outorga da medalha “Coronel Argentino Madeira” e entrega da Moeda Comemorativa a militares e civis que contribuíram para a formação da trajetória do educandário.
A história começa com a Lei nº 480, de 10/11/1949, criando o Ginásio Tiradentes da Polícia Militar em Belo Horizonte, e, posteriormente, transformou-se em Colégio Tiradentes, levando sua qualidade educacional à expansão para várias cidades mineiras. Em 13/02/1964, foi instalada a Unidade em Lavras, que após seis décadas, é reconhecida pelos serviços à Polícia Militar e à sociedade lavrense, promovendo uma educação de qualidade e formação crítica e justa, através de um sistema de ensino inovador, competente e eficaz.
Durante a cerimônia, foi realizada a outorga da medalha “Coronel Argentino Madeira”, que objetiva homenagear autoridades e personalidades militares e civis, além de organizações e entidades que contribuem ou contribuíram de maneira ímpar para o engrandecimento e fortalecimento do Colégio Tiradentes. Em seguida, foi entregue a moeda comemorativa também como forma de materializar o reconhecimento de contribuição a uma das unidades educacionais mais emblemáticas da PMMG.
Além disso, o Colégio Tiradentes teve a honra de receber uma moção em nome da Câmara Municipal de Lavras, representada pelo Vereador Coronel Claret, e, posteriormente, os presentes puderam ouvir as palavras do anfitrião da solenidade, Coronel PM Juliano Santana.
O encerramento da solenidade foi propiciado com a apresentação da fanfarra do colégio e desfile da tropa formada em continência ao presidente da solenidade, Coronel PM Santana, e em homenagem aos 60 anos do exímio Colégio Tiradentes – Unidade Lavras.