Um trabalho pioneiro na cidade de Nepomuceno tem promovido o reflorestamento através da distribuição de mudas de plantas e árvores. A iniciativa é do morador e ex-vereador da cidade, Lineu Tonelli (foto).
O projeto que existe há décadas tem por finalidade distribuir sementes para o plantio de árvores e plantas em escolas, cidades vizinhas e eventos. A iniciativa possibilitou a distribuição de 135 mil mudas somente no ano passado.
Tonelli desenvolveu também a técnica dos balões ecológicos, que são usados para o trabalho de reflorestamento. O balão, carregado com 50 sementes, é enchido com gás hélio. Quando atingem mil metros de altura, os balões explodem, lançado as sementes no solo. Foram soltos mais de 600 balões até o momento no município.
Planta da espécie crotalária ajuda ao combate do mosquito transmissor da dengue.
Ele conta que aprimorou suas técnicas para conseguir mudas sadias em 2015, quando fez um curso na Universidade Federal de Lavras (UFLA), com o apoio da professora Josina de Carvalho. Sua meta é distribuir pelo menos 20 mil mudas nos primeiros meses deste ano.
Tonelli ainda prepara a distribuição de 5 mil mudas da planta crotalária, espécie que além de bonita, tem sido uma opção natural no combate à dengue. Ela produz uma flor que atrai a libélula, um inseto natural predador de mosquitos, como Aedes aegypti, transmissor da doença. A planta ajuda na prevenção da doença, mas não é solução do problema.
As sementes da planta serão entregues para a Secretaria de Saúde de Nepomuceno. A distribuição das sementes da crotalária é feita pelos agentes da vigilância sanitária durante a fiscalização do combate à dengue. Eles são responsáveis por explicar o modo de plantio da semente e os seus benefícios.
“Sou uma gota de água no oceano, mas convido todas as cidades para fazer um viveiro de plantas para que juntos possamos fazer a diferença no que diz respeito ao meio ambiente. Tenho muitas sementes a oferecer a quem quiser e posso dar apoio para plantar”, finalizou Tonelli.