quinta-feira , 16 janeiro 2025
Lar Notícias Viação Gardênia lidera ranking de reclamações contra ônibus de viagem em Minas
Notícias

Viação Gardênia lidera ranking de reclamações contra ônibus de viagem em Minas

Empresa está com as passagens para o Sul de Minas suspensas; outras empresa estão atendendo as viagens.

Com a venda de passagens suspensas para as linhas que ligam Belo Horizonte e o Sul de Minas, após uma operação retirar de circulação 13 de de seus veículos, a viação Expresso Gardênia aparece no topo do ranking das linhas de ônibus de viagem com mais reclamações em 2024. A empresa aparece no 1º e no 5º lugar, com um total de 24 reclamações recebidas somente até o dia 19 de abril. As duas linhas que aparecem na lista são justamente do Sul do Estado.

Segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), entre o dia 1º de janeiro e 19 de abril deste ano, um intervalo de 109 dias, foram recebidas 300 reclamações de irregularidades encontradas por passageiros em ônibus de viagens intermunicipais. O número dá o equivalente a quase três denúncias por dia.

Entre as principais reclamações recebidas neste ano estão o descumprimento de quadro de horários (89); conservação, conforto e higiene (60); defeito mecânico (36); e superlotação (13).

A suspensão da venda das passagens para o Sul de Minas ocorreu após uma operação tirar de circulação treze veículos da empresa, na última terça-feira (30 de abril). As linhas estão sendo atendidas por outras empresas até que a viação solucione os problemas constatados pela fiscalização.

A operação “Ponto Final” foi promovida pelo governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Foram fiscalizados veículos da empresa, de forma simultânea, na Rodoviária de BH e, também, no terminal de Pouso Alegre, um dos municípios atendidos pela Gardênia.

Confira o ranking das empresas com mais reclamações em Minas em 2024:

 1º – Gardênia   Belo Horizonte – Poços de Caldas   17
  2º – Cia Atual Trans.   Belo Horizonte – Juiz de Fora   11
  3º – Pássaro Verde   Belo Horizonte – Ouro Preto   11
  4º – Sete Lagoano   Belo Horizonte – Sete Lagoas    7
  5º – Gardênia   Belo Horizonte – Alfenas via Varginha    7

Por nota, a Gardênia alegou que, com a suspensão temporária das linhas da empresa e a proibição da venda de passagens, “a Seinfra, além de prejudicar os usuários também não está visando a recuperação da empresa, tendo em vista que para promover a manutenção dos veículos e consequentemente a retomada da operação, será necessário recurso financeiro que foi retirado de forma abrupta”.

Em seguida, e viação argumentou que parte dos problemas enfrentados pela empresa seria consequência da “má conservação das estradas”, que vem causando desgastes e quebra dos veículos. “Além de diversas linhas sociais altamente deficitárias em face da inexistência de passageiros, e que mesmo assim, a empresa está obrigada a operar, sem que houvesse, até o momento, a realização do necessário equilíbrio econômico financeiro do contrato”, completou.
Fonte: O Tempo 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Professora lavrense é semifinalista do maior prêmio de educação do mundo

A professora lavrense Juliana Santiago (foto) é semifinalista do Prêmio Global Teacher...

Hospitais de Lavras foram beneficiados com recursos da Cemig

Dois hospitais de Lavras foram beneficiados com recursos da Companhia Energética de...

Plantio de maçãs no Sul de Minas rende 30 toneladas na primeira safra

No Sul de Minas, tradicionalmente conhecido pela produção de café, uma nova...

Governo de Minas sanciona Estatuto da Igualdade Racial

O Governo de Minas sanciona, na edição desta quarta-feira (15/1) do Diário...