quarta-feira , 15 janeiro 2025
Lar Notícias Venda de álcool líquido volta a ser proibida a partir do dia 30
Notícias

Venda de álcool líquido volta a ser proibida a partir do dia 30

A retirada de álcool líquido das prateleiras de supermercados foi criticada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Revogada em 2020 durante a epidemia de Covid-19, uma vez que usado para a higienização de mãos e objetos ajudava a evitar a disseminação do vírus, o álcool líquido terá a venda proibida novamente a partir do dia 30 deste mês. A uma semana de a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) entrar em vigor.

De acordo com o Ministério da Saúde, são registradas cerca de 150 mil internações por ano, em decorrência de queimaduras. Com base em levantamentos e consultas com participação da sociedade, a Anvisa explica que, em geral, a situação mais perigosa envolvendo queimaduras está relacionada ao uso do álcool no momento em que as pessoas acendem churrasqueiras e fogueiras.

A retirada de álcool líquido das prateleiras de supermercados foi criticada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A entidade reivindica, junto à Anvisa, que a medida seja revista, sob o argumento de que “o consumidor já se acostumou a comprar [o produto] não só em farmácias, mas em supermercados de todo o Brasil”.

Segundo a Abras, “a proibição da comercialização retirará do consumidor o acesso ao produto de melhor relação custo-benefício, comprovadamente eficaz nos cuidados com a saúde, na sanitização de ambientes e na proteção contra doenças, incluindo a Covid-19”.

A Abras acrescenta que, desde a autorização da Anvisa em 2022, mais de 64 milhões de unidades de álcool líquido 70% foram comercializadas pelos supermercados. “O setor tem observado que o consumidor mantém a preferência pelo álcool 70% na forma líquida por não deixar resíduos em móveis e objetos”.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Plantio de maçãs no Sul de Minas rende 30 toneladas na primeira safra

No Sul de Minas, tradicionalmente conhecido pela produção de café, uma nova...

ACIL faz entrega de prêmios de sua promoção de Natal

A Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviço de Lavras (Acil)...

Perdões: PCMG prende suspeito de tentar matar companheira a facadas

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, na última sexta-feira (13/1),...

Encontro inter-religioso discutirá democracia, direitos humanos e liberdade religiosa

No dia 19 de janeiro, as 15h00, na Casa dos Conselhos (Rua...