A Universidade Federal de Lavras (UFLA) inaugurou o Memorial Ipê Rubem Alves, que prestou uma homenagem ao escritor, filósofo, poeta e pastor presbiteriano mineiro.
O escritor Rubem Alves (1933-2014) teve forte ligação com Lavras
A iniciativa partiu do professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras da Ufla, Vanderlei Barbosa.
Nascido em Boa Esperança, Rubem Alves (1933-2014) teve forte ligação com Lavras, onde costumava passar férias no casarão colonial de seu bisavô, Capitão Evaristo Alves, localizado na Praça Dr. Augusto Silva, e foi pastor no Instituto Presbiteriano Gammon, entre 1958 e 1963.
O casarão, conhecido por Sobrado do capitão Evaristo Alves, bisavô do escritor, foi incendiado no dia 13 de maio de 1962 em Lavras
A solenidade, realizada no último dia 29, contou com a presença do então reitor da instituição, João Chrysostomo, diretores e as sobrinhas do homenageado: Selma Alves Lima e Beth Maia Alves.
“O motivo desta árvore memorial foi em decorrência do conto escrito por mim sobre Rubem Alves, presente no livro Apanhador de Histórias: essas coisas que acontecem. Foi um evento de grande emoção. Que esta árvore memorial seja uma reverência ao grande pensador Rubem Alves”, declarou Vanderlei Barbosa.