Lar Notícias Minas deve atingir seu pico de dengue até março
Notícias

Minas deve atingir seu pico de dengue até março

Minas Gerais deve atingir seu pico de casos de dengue até o mês de março. A previsão foi anunciada nesta terça-feira (23) pelo secretário de Saúde, Fábio Baccheretti. Até o momento, o estado contabiliza 32.316 casos prováveis e 11.490 confirmados, além de 14 mortes em investigação e um óbito confirmado. Há ainda um óbito causado por Chikungunya, outro tipo de arbovirose também transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

Durante coletiva de imprensa, o secretário explicou que a explosão de casos não era esperada para 2024, já que 2023 já havia sido classificado como ano epidêmico. Ele lembrou que o comportamento comum da dengue é registrar um ano epidêmico intercalado por três anos com números mais baixos. “Este ano, vamos completar dois anos consecutivo epidêmicos. Isso é uma novidade”, disse.

Segundo Baccheretti, a maior parte dos casos está concentrada na região central do estado. O secretário também lembrou que o retorno da circulação da dengue tipo 3 no país acende um alerta para casos mais graves da doença. A preocupação se deve ao fato de que a chamada dengue grave acontece, geralmente, quando a pessoa é infectada mais de uma vez, o que pode acontecer quando há um novo sorotipo circulando.

“Teremos um ano epidêmico difícil no estado de Minas Gerais. Não há dúvidas quanto a isso”, concluiu o secretário, ao citar 600 municípios com casos de dengue até o momento em todo o estado, sendo mais de 150 deles com incidência classificada como alta ou muito alta de casos.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Aniversário: Público se rede ao Coral Meninas Cantoras de Lavras

Sob a regência do maestro José Maciel, o Coral Meninas Cantoras de...

PC de Lavras faz ação de conscientização contra os maus tratos aos animais

Na manhã do dia 26 de abril, a Polícia Civil de Lavras...

Cidade da Serra terá 1ª Caminhada e Corrida de Conscientização do Autismo amanhã (27)

O especialista em futebol inclusivo e professor Vinícius Tavares promove neste domingo...

Queda de árvore mata trabalhador na zona rural de Perdões

No final da manhã desta sexta-feira (24) os bombeiros foram acionados a...