quinta-feira , 23 janeiro 2025
Lar Notícias Tutor á autuado por negligência a cão portador de leishmaniose
Notícias

Tutor á autuado por negligência a cão portador de leishmaniose

Motivados por denúncias anônimas, militares do Grupamento de Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras compareceram nessa quarta-feira, 4 de dezembro, em uma serralheria (em Lavras) onde um cão era mantido em situação de maus-tratos.

No local, havia um cão adulto mantido em situação de penúria, apático e com uma grave ferida no olho esquerdo, além de se apresentar extremamente magro. Perguntados, os tutores responderam que, há alguns meses, o cão foi diagnosticado com Leishmaniose Visceral Canina, mas não iniciaram o devido tratamento.

Dessa forma, por configurar crime ambiental de maus tratos, com pena prevista de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos , houve a condução de um tutor para a Delegacia de Polícia Civil de Lavras, onde foi apresentado à autoridade policial, além da lavratura da multa correspondente.

A A Leishmaniose Visceral Canina (LVC), segundo a Secretaria Estadual de Saúde/MG, é uma doença infecciosa, grave, não contagiosa, que acomete os cães. É transmitida por meio da picada da fêmea infectada do inseto flebotomínio, popularmente conhecido como mosquito palha.

Como se trata de uma grave zoonose, a partir do momento que o cão é confirmado para leishmaniose visceral, o resultado deve ser comunicado ao tutor que, por sua vez, deverá optar pela entrega do animal para a realização da eutanásia ou iniciar o tratamento adequado que, por muitas vezes é oneroso.

No caso em questão, devido à situação crítica e tardia do cão recolhido, foi acionada a Vigilância Sanitária de Lavras, que, após teste laboratorial e confirmação da doença, encaminharam-no ao setor de patologia da UFLA, onde foi realizada a eutanásia.

Para prevenção de casos como esse, a vacina contra a Leishmaniose canina é indicada, em períodos direcionados por médicos veterinários. Sintomas como emagrecimento, apatia, queda de pelo, descamação e feridas na pele, febre irregular, conjuntivite e crescimento exagerado das unhas indicam necessidade de encaminhamento rápido ao médico veterinário.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Intervenção do MPMG garante transferência de bebê de Lavras para hospital em BH

Com a intervenção do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), um bebê...

Preços da gasolina e diesel vão subir a partir de 1º de fevereiro

Os motoristas terão um gasto maior, a partir do dia 1º de...

Senac em Lavras abre inscrições para 17 cursos gratuitos

À medida que as exigências profissionais aumentam, a qualificação se torna essencial...

Caminhão, moto e cavalo se envolvem em acidente no Anel Viário  

Um acidente envolvendo um caminhão, uma moto e um cavalo foi registrado...