quinta-feira , 27 março 2025
Lar Notícias Terceira onda de calor do ano atinge boa parte do país na próxima semana
Notícias

Terceira onda de calor do ano atinge boa parte do país na próxima semana

Terceira onda de calor atingirá o país nos próximos dias.

O ano mal começou e o Brasil enfrentará sua terceira onda de calor nos próximos dias. A partir de segunda-feira (17), portanto, a menos de 50 dias do início do ano, uma nova onda de calor atuará no centro do país, abrangendo uma área ampla que inclui as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste.

De acordo com os registros oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a primeira onda de calor de 2025 ocorreu entre os dias 17 e 23 de Janeiro, enquanto a segunda aconteceu recentemente, entre 2 e 12 de Fevereiro, afetando principalmente o Rio Grande do Sul, onde Porto Alegre registrou 39,3°C e várias cidades gaúchas ultrapassaram os 40°C. Quaraí, na região da Campanha gaúcha, registrou o recorde histórico desde o início das medições no estado, alcançando 43,8°C dia 4 de Fevereiro.

Na próxima semana, entre os dias 17 e 24 de Fevereiro, uma massa de ar quente atuará sobre o Brasil central, onde os termômetros vão disparar. São esperadas temperaturas de mais de 5°C acima da média em uma área que compreende principalmente os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Pernambuco, mas também pode afetar áreas no entorno.

Virada de mês

Para a virada do mês, ou seja, período do Carnaval, indica que a semana entre 24 de Fevereiro e 3 de Março deve ter temperaturas acima da média (entre 1°C e 3°C) em grande parte do país, mas sem configurar uma onda de calor. Previsão de anomalia de temperatura entre os dias 24 de Fevereiro e 03 de Março, de acordo com o modelo ECMWF.

Lembre-se que durante ondas de calor é importante seguir cuidados extras com a saúde. Dentre os cuidados mais importantes estão: beber bastante água, evitar exposição ao sol e exercícios físicos durante os horários mais quentes do dia, usar roupas leves e claras, redobrar a atenção com pessoas com comorbidades, idosos, bebês, crianças e animais domésticos. Esteja atento aos sinais de desidratação e procure ajuda.

 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Prefeito reeleito de BH, Fuad Noman, morre aos 77 anos

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), morreu aos 77 anos...

Região: Abertas inscrições para três novos cursos de capacitação na área de turismo

O Programa Rotas do Conhecimento, fruto da parceria entre Governo de Minas,...

STF decide hoje se Bolsonaro e aliados viram réus pela trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir nesta quarta-feira...

Técnicos Administrativos da Ufla declaram estado de greve a partir de 1º de abril

O Sindicato dos Técnicos Administrativos em Educação das Instituições Federais de Lavras...