O ano mal começou e o Brasil enfrentará sua terceira onda de calor nos próximos dias. A partir de segunda-feira (17), portanto, a menos de 50 dias do início do ano, uma nova onda de calor atuará no centro do país, abrangendo uma área ampla que inclui as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste.
De acordo com os registros oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a primeira onda de calor de 2025 ocorreu entre os dias 17 e 23 de Janeiro, enquanto a segunda aconteceu recentemente, entre 2 e 12 de Fevereiro, afetando principalmente o Rio Grande do Sul, onde Porto Alegre registrou 39,3°C e várias cidades gaúchas ultrapassaram os 40°C. Quaraí, na região da Campanha gaúcha, registrou o recorde histórico desde o início das medições no estado, alcançando 43,8°C dia 4 de Fevereiro.
Na próxima semana, entre os dias 17 e 24 de Fevereiro, uma massa de ar quente atuará sobre o Brasil central, onde os termômetros vão disparar. São esperadas temperaturas de mais de 5°C acima da média em uma área que compreende principalmente os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Bahia e Pernambuco, mas também pode afetar áreas no entorno.
Virada de mês
Para a virada do mês, ou seja, período do Carnaval, indica que a semana entre 24 de Fevereiro e 3 de Março deve ter temperaturas acima da média (entre 1°C e 3°C) em grande parte do país, mas sem configurar uma onda de calor. Previsão de anomalia de temperatura entre os dias 24 de Fevereiro e 03 de Março, de acordo com o modelo ECMWF.
Lembre-se que durante ondas de calor é importante seguir cuidados extras com a saúde. Dentre os cuidados mais importantes estão: beber bastante água, evitar exposição ao sol e exercícios físicos durante os horários mais quentes do dia, usar roupas leves e claras, redobrar a atenção com pessoas com comorbidades, idosos, bebês, crianças e animais domésticos. Esteja atento aos sinais de desidratação e procure ajuda.