A Prefeitura de São João del-Rei anunciou nesta quinta-feira (6 de março) que pretende implementar o sistema de ônibus gratuito na cidade histórica de Minas Gerais a partir de junho — com limitação de duas passagens por dia por pessoa.7
A gratuidade total acontecerá no transporte público coletivo urbano no município e também na zona rural. Convênios com o governo do Estado e outros municípios podem ser firmados para viabilizar a execução dos serviços.
O prefeito Aurélio Suenes afirmou que a iniciativa contribuirá para a mobilidade da cidade. “Haverá um impacto relevante no trânsito. Com o passar do tempo, as pessoas foram deixando o transporte público, seja pela qualidade ou pelo custo, e passaram a utilizar seus veículos próprios. Quando você chega ao centro da cidade, não há vagas de estacionamento. A redução do número de veículos para melhorar a mobilidade será um feito que consideramos muito importante”, ponderou.
O chefe do Executivo municipal ressaltou que a prefeitura pretende criar um cartão de acesso. “A pessoa fará um cadastro e terá a liberação da roleta. Queremos garantir a segurança do cidadão e a ordem. A previsão é de que fiscais monitores auxiliem os motoristas”, afirmou.
O financiamento do Programa Tarifa Zero será garantido por múltiplas fontes, incluindo recursos orçamentários municipais, transferências governamentais e receitas de publicidade. “Este modelo de sustentabilidade financeira assegura que o projeto não comprometa a estabilidade fiscal do município, conforme os princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal”, complementou o prefeito.