A Prefeitura de São Thomé das Letras emitiu um alerta aos turistas sobre os riscos do consumo de alimentos vendidos por ambulantes, como “brisadeiros”, “bisamelos”, “brownies mágicos”, “brigaconha” e outros doces com possíveis substâncias psicoativas, como a maconha. A orientação reforça a importância da procedência segura dos produtos, a higiene na manipulação e a autorização sanitária para comercialização.
De acordo com o comunicado, esses produtos podem conter substâncias ilícitas como cannabis (maconha), cogumelos alucinógenos, medicamentos psicotrópicos e até mesmo substâncias perigosas como amônia e crack. Além da ilegalidade, os produtos não possuem qualquer tipo de controle de qualidade, o que aumenta o risco de contaminação e intoxicação.
Riscos para a saúde
O consumo dessas substâncias pode causar sintomas como intoxicação severa, alucinações, vômitos, diarreia, náuseas, boca seca, palpitações e mal-estar generalizado. Em casos extremos, há risco de complicações psiquiátricas graves e até morte.
A prefeitura também divulgou um levantamento sobre intoxicações exógenas ligadas ao consumo desses produtos em 2025. Até o momento, foram registradas 13 notificações de casos envolvendo sintomas adversos.