domingo , 8 setembro 2024
Lar Cidade Reitor da UFLA participa de Assembleia Geral na Suíça
CidadeNotícias

Reitor da UFLA participa de Assembleia Geral na Suíça

De 23/10 a 27/10 está sendo debatida em Genebra, na Suíça, a temática “Educação Superior para a Cidadania Global”. O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor João Chrysostomo de Resende Júnior, participa das atividades representando a Instituição. A programação integra a XVI Assembleia Geral e o  XIII Seminário Internacional promovidos pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCub), em parceria com a Université de Genève (Unige) e a International School of Geneva (Ecolint).

Segundo o reitor, a programação é focada nos tempos atuais do ensino superior, abordando questões sobre como promover inovações pedagógicas, como fortalecer a internacionalização dentro das universidades, como lidar com a pauta dos estudantes refugiados, entre outras. “É uma troca de experiências muito positiva. Chamou-nos atenção o caso de uma universidade do Cazaquistão, que apresentou uma elevação enorme no número de estudantes internacionais, e as ações que eles fizeram para  fortalecer a internacionalização são muito interessantes. Inspiram-nos a buscar projetos semelhantes para a UFLA, de forma a termos não só acordos celebrados com instituições estrangeiras, mas especialmente acordos ativos e pujantes, agregando muita qualidade aos cursos de graduação e pós-graduação”, avalia.

Além de reflexões avançadas para os desafios globais do ensino superior, o evento é uma oportunidade para o estabelecimento de novos acordos de cooperação internacional. “Vimos boas possibilidades de parceria com universidades  da Suiça e da Finlândia, onde há foco sobre inovações pedagógicas. A Suíça é um dos países com as melhores bolsas e as melhores condições para estudantes brasileiros. Então, a gente precisa também fortalecer a interação com universidades suíças”.

Participam do evento reitores de instituições públicas e privadas de vários países, entre eles Índia, China, México, Suíça, Itália, França e Finlândia, além de diversos reitores brasileiros. O GCub, que promove o evento, é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Composta por 89 Universidades brasileiras, tem apoio do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (Mctic), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), entre outras instituições, para suas ações.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Voos entre Varginha x Belo Horizonte serão retomados em outubro

A Azul Linhas Aéreas retorna a partir de 8 de outubro a...

Polícia Civil prende suspeito de tentativo de homicídio em Lavras

Um homem de 30 anos, suspeito por uma tentativa de homicídio ocorrida...

Nova fase do Plano Ambiental da UFLA promove o plantio de 450 ipês

Em comemoração aos 116 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi...

Obituário: 06/09/2024

Rosana da Costa Braz + 06-09-2024 Idade: 56 anos Sepultamento dia 06-09-2024...