sábado , 12 outubro 2024
Lar Notícias Movimentação de carga ferroviária atinge maior nível em cinco anos
Notícias

Movimentação de carga ferroviária atinge maior nível em cinco anos

No ano passado, o transporte ferroviário de carga geral somou 148,6 milhões de toneladas úteis.

A movimentação de cargas por ferrovias atingiu em 2023 o maior nível em cinco anos. No ano passado, 530,6 milhões de toneladas úteis foram transportadas por trens. Os dados constam do relatório da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF).

Segundo a ANTF, esse é o terceiro maior volume da série histórica, só perdendo para o recorde de 569,4 milhões de toneladas úteis registrado em 2018 e de 538,3 milhões obtido em 2017. De 2006 a 2023, destacou o relatório, o volume de carga transportado por ferrovia no Brasil aumentou 64%.

Ao desconsiderar as cargas de minério de ferro, o desempenho melhora ainda mais. No ano passado, o transporte ferroviário de carga geral – produtos agrícolas, combustíveis, contêineres e demais cargas – somou 148,6 milhões de toneladas úteis. Esse foi o maior volume para a categoria desde 2005, quando tinham sido movimentadas 149,6 milhões de toneladas úteis.

Em nota, a Casa Civil atribuiu o crescimento à recuperação da economia e ao aumento das parcerias com a iniciativa privada. Segundo a pasta, a combinação de investimentos públicos e privados permite a melhoria da malha ferroviária.

Entre as principais realizações, a Casa Civil citou a retomada dos investimentos na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) 1 e a intensificação das obras da Ferrovia de Integração Centro Oeste (Fico). A pasta também lembrou que o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê mais de R$ 94 bilhões em investimentos públicos e privados no transporte ferroviário até 2026.

O governo também cita o aprimoramento dos contratos com as concessionárias de ferrovias e a elaboração de uma política de incentivos à devolução de trechos ociosos e inoperantes para aumentar a eficiência da malha ferroviária nos próximos anos. Além disso, as parcerias público-privadas, ressaltou o ministério, liberarão recursos do Orçamento para outras obras, como o trecho pernambucano da Transnordestina e a continuação da Fiol 2, na Bahia.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Horas após queda de avião , helicóptero dos bombeiros cai em distrito de Ouro Preto

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros caiu na madrugada deste sábado (12),...

Após 37 dias, Copasa anuncia fim do racionamento de água em Lavras

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) anunciou a suspensão do...

Diocese celebrará Dia Nacional da Juventude em Carrancas

Faltam 17 dias para a celebração do Dia Nacional da Juventude 2024...

3ª edição da Feira Literária de Lavras discute feminino na literatura e homenageia Adélia Prado

A 3ª edição da Feira Literária de Lavras chega recheada de atrações...