quarta-feira , 18 setembro 2024
Lar Cidade Livro narra trajetória única do cantor mineiro Nelson Ned
CidadeNotícias

Livro narra trajetória única do cantor mineiro Nelson Ned

O cantor e compositor mineiro Nelson Ned (1947-2014), um dos personagens mais singulares da Música Popular Brasileira (MPB), acaba de ganhar uma alentada biografia escrita pelo jornalista e produtor carioca André Barcinski.

Ídolo popular de 1,12 metro de altura, ele ocupou o topo das paradas dos artistas mais executados em Miami e Nova York (apresentou-se no Carnegie Hall, em 1974), gravou com contratos milionários no México (onde chegou a fazer 24 noites de shows, com três apresentações por noite) e na Espanha, arrastou milhares em Porto Rico, Colômbia (onde cantou para 80 mil) e Santiago, superando em alguns momentos os onipresentes Roberto Carlos e Julio Iglesias.

O livro “Tudo Passará – A vida de Nelson Ned, o pequeno gigante da canção” (Companhia das Letras, 2023, 250 páginas, 80 reais) traz a história de um artista que cantou para autoridades de Estado e chefões do tráfico, fez residências em cassinos e hotéis de luxo e se apresentou em igrejas, reuniu multidões de dezenas de milhares no exterior enquanto animava churrascarias no Brasil. Um galanteador que colecionava amantes e sofria com a rejeição e um antagonista carismático que poderia ser carinhoso e feroz na mesma medida.

“Ele cantou para os excluídos, falava com os solitários. A maioria das músicas dele partem do princípio de que ele não conquistou a mocinha. As composições do Nelson são de alguém que já não conseguiu isso e não tem possibilidade de conseguir. Acho que por isso as pessoas se identificam tanto com ele.”, diz Barcinski.

Barcinski reconstitui a fascinante biografia do artista desde a infância em Ubá (MG) – incluindo o diagnóstico de displasia espondiloepifisária, que lhe causaria dores crônicas – até seus últimos dias em uma clínica de repouso. Essa trajetória inclui a breve passagem pelo Rio de Janeiro na adolescência; a mudança para São Paulo sob as bênçãos de Chacrinha; o contrato com o empresário Genival Melo e os percalços do início da carreira; a fama nacional e internacional; os casamentos conturbados e a paternidade; a relação com o nanismo; o feroz embate com a imprensa, com a Jovem Guarda e a turma da bossa nova; a posterior conversão de Nelson Ned à igreja evangélica e o ostracismo.

Têm destaque ainda os anos 1970, quando o cantor vivia uma rotina insana na companhia de figuras como General Durazo, Baby Doc e Pablo Escobar. Ilustrada por imagens inéditas, esta é enfim a história do homem cuja voz embalou o Brasil dos anos 1970 a 1990. A história do artsita deverá ganhar uma série documental no Canal Brasil.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Vídeo: Carreta tomba em Carmo da Cachoeira

Um acidente envolvendo uma carreta fecha a BR-381, a rodovia Fernão Dias,...

Caratecas lavrenses são medalhistas em torneio brasileiro

Dez atletas lavrenses foram medalhistas do 31° Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos....

Vídeo: Bombeiros de Lavras continuam na luta contra os incêndios florestais

Militares que compõem 5º Pelotão de Bombeiros Militar participam de uma operação...

Uai de Lavras conta com serviço de prova eletrônica de legislação

A Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Lavras passou a contar com...