segunda-feira , 7 julho 2025
Lar Cultura Lei Paulo Gustavo beneficia projetos audiovisuais em Lavras
Cultura

Lei Paulo Gustavo beneficia projetos audiovisuais em Lavras

Documentários beneficiados pela Lei Paulo Gustavo ganham destaque em lançamento na Casa da Cultura.

Símbolo de resistência da classe artística, a Lei Paulo Gustavo (LPG) aprovada em julho de 2022 e regulamentada em maio de 2023, disponibilizou R$ 3,8 bilhões de recursos para execução de projetos em todo território nacional.

Em dezembro de 2023, a Lei Paulo Gustavo beneficiou 90 artistas de Lavras, com um investimento de R$ 907 mil. A lei é uma ferramenta para promover a democratização da cultura e incentivar a economia local.

O público lavrense já começou colher os benefícios advindos destes recursos. Nesta quarta-feira (8), foram lançados na Casa da Cultura, com recursos da lei, três documentários produzidos pela cineasta Giselle Tronquini e o historiador Geovani Németh.

O público pode conferir a exibição dos filmes “Prof. José Luiz de Mesquita e a Preservação da Igreja do Rosário de Lavras”; “A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a herança cultural da comunidade negra de Lavras” e “Verônica e Sant’Ana: A redescoberta dos patrimônios culturais de Lavras”.

O lançamento integra o projeto “UFLA Faz Extensão”, responsável pela realização do Encontro de História, evento promovido por professores e estudantes da instituição conjuntamente com historiadores locais. A proposta incluí a realização de palestras, exposições e mesas redondas.

Futuro

 Lucinda Nunes, assessora de Cultura do município, falou da importância dos recursos investidos nos projetos e do orgulho de estreitar as pontes entre a Casa da Cultura e a sociedade.

“Eles são fundamentais para a cadeia produtiva da cultura. Essas ações só coroaram ainda mais o nosso trabalho e a vontade de ver a nossa cultura mais pujante e bonita”, disse.

José Alberto Casto Nogales Vera, professor da Ufla, destacou a necessidade da população em conhecer o próprio passado. “Esse tipo de ação permite aprofundar o entendimento da nossa própria história para encontrarmos o futuro. Só assim podemos construir coisas novas”, acrescentou.

 

 

 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Festival de Arte, Cultura e Sabores abre com presença maciça do público

A 4ª edição do Festival de Arte, Cultura e Sabores foi um...

Binho Seba e Ivan Segal são atrações confirmadas da Feira do Bem

Os cantores e compositores lavrenses Binho Seba e Ivan Segal são atrações...

Sons de todos estilos estarão no caldeirão do Festival Arte, Cultura & Sabores  

A Praça do Lourdes recebe neste sábado e domingo (5 e 6)...

Baile Dance Lavras vai acontecer na Casa da Cultura

A Casa da Cultura recebe no próximo dia 10 de julho, às...