segunda-feira , 7 julho 2025
Lar Notícias Hospital Veterinário da UFLA tem 4ª melhor avaliação do País em auditoria externa
Notícias

Hospital Veterinário da UFLA tem 4ª melhor avaliação do País em auditoria externa

O Hospital Veterinário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) conquistou uma ampliação de 40% em recursos para seu orçamento de 2026. O aumento é fruto de uma auditoria realizada pelo Fórum dos Dirigentes de Hospitais Veterinários Universitários das Instituições Federais de Ensino Superior (Fordhov). A avaliação positiva elevou o Hospital Veterinário da UFLA da 15ª posição nacional para a 4ª posição em desempenho, o que tem reflexos sobre a alocação de recursos feita pelo Ministério da Educação (MEC) na matriz de recursos dos hospitais veterinários. O resultado foi anunciado durante o encontro do Fordhov realizado de 6/5 a 9/5, em Rio Branco (AC).

O Fordhov é ligado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Anualmente, o Fórum realiza a auditoria dos 42 hospitais veterinários ligados à rede, avaliando estrutura, casuística (casos atendidos por consultas, exames, procedimentos cirúrgicos e outros procedimentos) e atividades acadêmicas realizadas. “Foi uma vitória expressiva, porque chegamos a um resultado que nos posiciona à frente de grandes hospitais veterinários do País, que possuem equipes e estruturas muito maiores”, avalia a diretora da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV), professora Ana Paula Peconick.

À frente da coordenação do Hospital Veterinário da UFLA há um ano e meio, a professora Ticiana Meireles Sousa explica que o engajamento da equipe do Hospital foi um diferencial para a conquista. “Passamos por um intenso processo de organização interna, e houve um verdadeiro esforço coletivo da nossa equipe para essa estruturação, superando desafios e construindo soluções”, diz Ticiana. “Além de representar mais recursos para investimento na manutenção do Hospital Veterinário, o desempenho na auditoria é um indicador da qualidade das nossas ações acadêmicas, de formação de pessoas na graduação, pós-graduação stricto sensu e programas de residência. A qualidade da formação no curso é diretamente proporcional à casuística a que temos acesso, porque quanto maior e mais variada, melhor a vivência para nossos estudantes”, complementa.

Segundo a professora Ana Paula, o avanço no resultado da auditoria impulsiona novos projetos. “Temos o desejo de ampliar os atendimentos e a casuística, mantendo a qualidade. Estamos trabalhando para aumentar o número de programas de residência. Atualmente são sete, e prevemos a criação de mais três ou quatro programas. Queremos atender Lavras e região como referência de excelência. A busca agora é por ampliarmos nosso quadro de servidores, para que tudo isso se torne possível”, diz. A professora agradece e destaca a importância da contribuição da administração superior da Universidade para que essa organização do Hospital Veterinário fosse possível.

O pró-reitor de Planejamento e Gestão, professor Teodorico de Castro Ramalho, destaca a importância dessa avaliação positiva. “O recurso será incorporado ao orçamento da UFLA proveniente da fonte do Tesouro, como recurso carimbado, destinado especificamente ao Hospital Veterinário. O aumento significativo do valor é reflexo da qualidade dos resultados nos indicadores, um mérito dos colegas que se dedicam ao Hospital Veterinário e uma evidência de que os recursos aplicados pela própria Universidade no hospital estão sendo muito bem investidos, em uma frente de atuação que traz um retorno tão importante para a população e para o nosso ensino”, avalia o professor. Para a professora Ana Paula, o desafio agora é criar as condições para manutenção do desempenho na avaliação. “Assim, poderemos  assegurar esse volume de recursos anualmente”, conclui.

Sobre o Hospital Veterinário da UFLA

Fundado como hospital em 2004, atuando como um hospital escola, a estrutura funciona atualmente a partir do trabalho de uma equipe de 8 técnicos administrativos e 7 funcionários terceirizados. São atendidos animais de companhia, grande porte, silvestres e pets não convencionais, e há serviços de CTI equipada, diagnóstico laboratorial e por imagem, histopatologia e diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, como cardiologia, ortopedia, oftalmologia, neonatologia e obstetrícia.

Em 2024, foram realizados 3.321 atendimentos clínicos, 981 procedimentos cirúrgicos e anestésicos, 1.872 exames de diagnóstico por imagem (ultrassonografias, radiografias, ecocardiogramas, eletrocardiogramas, endoscopias, entre outros), 14.419 exames laboratoriais (hemogramas, bioquímicos, microbiológicos, PCR, citológicos, histopatológicos, entre outros) e 641 exames de necrópsias.

Tendo como objetivo principal o ensino, o Hospital Veterinário é cenário de prática para que o estudante possa vivenciar os saberes adquiridos em sala de aula. A coordenadora, professora Ticiana, ressalta que os atendimentos são sempre realizados por profissionais formados. “São 38 médicos veterinários residentes e duas médicas veterinárias do quadro, com acompanhamento de discentes e a supervisão dos docentes do Departamento de Medicina Veterinária”, diz.

O Hospital Veterinário funciona 24 horas em regime de plantão e atende a toda a população. De segunda a sexta-feira há pronto-atendimento, das 7h às 18h, por ordem de chegada e gravidade dos pacientes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3829-1245.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Luto: Morre o empresário Geraldo Botelho Pinto

Faleceu nesta segunda-feira (7) o empresário Geraldo Botelho Pinto. Ele estava internado...

Polícia Civil de Lavras recebeu novos equipamentos do Governo do Estado

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, entregou viaturas, armas e drones...

Três pessoas ficam feridas com ataque de cão da raça pitbull em Lavras

Um cão da raça aça pitbull deixou três pessoas moradores no Conjunto...

Pesquisadora da UFLA conquista Prêmio Confap de CT&I

A professora Maria das Graças Cardoso, do Instituto de Ciências Naturais da...