Nesta segunda-feira, 24, é celebrado o dia de São João Batista, mas na paróquia dedicada ao santo, na cidade de Ingaí, as comemorações se aquecem mesmo é no próximo domingo, 23, com uma tradição de mais de 80 anos: a fogueira de São João. Com mais de 30 metros de altura, a fogueira é considerada uma das maiores do interior de Minas Gerais e atrai os olhares de toda a região. Além de simbolizar o início da festa, ela é considerada, também, como patrimônio do município.
Levantar a fogueira não foi fácil. Encaixar cada pedaço de madeira para montar a estrutura que chega a ser maior do que qualquer outro prédio da cidade requer tempo e muita dedicação. Mas todo sacrifício é válido, afinal, a confecção faz parte de uma tradicional promessa feita pelo povo da cidade há 93 anos, depois de uma descarga elétrica cair na igreja do então povoado, restando apenas a pintura da imagem do padroeiro São Sebastião. Assustados com o fato, o povo rezou pedindo a intercessão de São João e, como forma de agradecimento, passou a queimariam uma grande fogueira na véspera de sua festividade.
“A primeira fogueira foi queimada no ano de 1932. No ano seguinte, a comunidade acolheu a imagem de São João Batista que ainda é venerada na igreja. A promessa seguiu sendo cumprida. Todos os anos a fogueira era construída no entorno da Igreja Matriz. Foi a partir de 1997 que a fogueira começou a ser construída em tamanho gigante, com média de 30 metros de altura, já estando sua confecção, sob responsabilidade da prefeitura municipal”, explica o professor e historiador de Ingaí, Vinícius Ferreira Batista.
A tradição foi ganhando cada vez mais força e atualmente reúne gente não só da cidade, mas de toda a região para ver o evento. Durante a festa, antes de acender a fogueira, ela precisa ser abençoada. Após a bênção, começa o espetáculo. Primeiro, com uma queima de fogos e em seguida o grande momento, em que toda a estrutura é tomada pelo fogo. Depois do rito, há aqueles devotos que levam o carvão para casa como forma de pedir proteção ao padroeiro da cidade.
O ápice da festa será nesta segunda-feira, 24, com celebrações de missas e procissão.