Nos dias 20 e 21 de outubro acontecerá, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Encontro Internacional de Sementes Tradicionais, Orgânicas e Biodinâmicas e Agricultura para a Vida. No Encontro será abordada a situação atual das sementes tradicionais, também conhecidas como crioulas, de polinização aberta, e não modificadas geneticamente. A proposta é estimular o compromisso com a preservação da semente e do seu patrimônio genético, como um legado criativo da ação humana, em parceria com a natureza, para a humanidade e para o planeta.
No evento serão abordados temas relacionados ao cuidado e à preservação das sementes tradicionais, à segurança alimentar e a práticas agrícolas sustentáveis, estimulando a consciência ecológica, ambiental e cooperativa para com toda a vida, assim como a capacitação e a formação de agricultores e de outros interessados em práticas e estudos de uma agricultura que se preocupe com a preservação da biodiversidade.
O Encontro é fruto da colaboração e da parceria de diversas entidades que demonstraram interesse pelo estudo e pela difusão de conhecimentos sobre as sementes tradicionais: Universidade Federal de Lavras, Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural de Lavras-MG, Central das Associações de Produtores Orgânicos do Sul de Minas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Associação de Agricultura Biodinâmica do Sul, Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica e Comunidade-Luz Figueira, filiada à Fraternidade – Federação Humanitária (FFHI).
Guia Prático para a Produção de Sementes de Hortaliças
No Encontro será lançado o livro “Guia Prático para a Produção de Sementes de Hortaliças”, pela Irdin Editora, de autoria de Vladimir Moreira em coautoria com o Setor de Plantios e Sementes da Comunidade-Luz Figueira.
O livro faz um convite à retomada das tradições da agricultura sustentável a partir da preservação e da multiplicação de sementes de polinização aberta, tratando o assunto de forma prática e aprofundando conhecimentos sobre a legislação brasileira de sementes, planejamento de produção de sementes, plantio de campos sementeiros, vernalização, manejo, colheita, beneficiamento e armazenamento de sementes de hortaliças, como também apresenta caminhos agroecológicos para a produção de sementes.
A proposta é resgatar a prática da produção de sementes de hortaliças através de observações técnicas e do embasamento científico, demonstrando a eficiência destas práticas agrícolas e quebrando paradigmas relativos à possível impossibilidade, no mundo atual, da realização dessa atividade por qualquer agricultor, seja de pequeno ou médio porte, ou mesmo por aqueles que praticam agricultura de subsistência ou cultivam hortas domésticas e comunitárias.
Programação
O Encontro contará com uma programação muito diversificada, que incluirá palestras, vídeos, oficinas para adultos e para crianças, feira de troca de sementes tradicionais, exposição de produtos orgânicos, e também apresentações musicais e refeições comunitárias para os inscritos.
Será uma preciosa oportunidade para a difusão e o compartilhamento de conhecimentos e experiências (e também de sementes) entre todos os participantes, que virão de diversos países do mundo, tais como Portugal, Argentina, Uruguai, Brasil e Itália.
A INSCRIÇÃO é gratuita e pode ser feita aqui.
Confira a programação completa:
DIA 1: Sexta-feira, 20 de outubro
8h: acolhimento dos participantes e inscrições gerais para as oficinas simultâneas e participação na feira de sementes.
Café da manhã.
9h: Abertura (salão de convenções ou ginásio da UFLA):
- Apresentação do Coral das Crianças da Escola Parque Tibetano – Coral jovem da Comunidade-Luz Figueira;
- PALESTRA CENTRAL: “As Sementes Tradicionais, Segurança Alimentar e a Preservação da Biodiversidade” – ministrada por Sebastião Pinheiro;
- LANÇAMENTO DO LIVRO: “Guia Prático de Produção de Sementes de
- Hortaliças”, de Vladimir da Rosa Moreira e Irdin Editora;
- Palestra: “Um Panorama Mundial” – ministrada pela Associação Biodinâmica;
- Palestra: “A importância das sementes crioulas em um cenário de mudanças climáticas” – ministrada pelo pesquisador da EMBRAPA Irajá Antunes.
Das 13h às 14h: Almoço comunitário para os inscritos, a ser realizado no Centro de Integração Universitária (Ciuni).
Das 14h30 às 17h30: Oficinas simultâneas participativas abarcando a temática das sementes tradicionais, orgânicas e biodinâmicas, e das práticas agrícolas sustentáveis:
OFICINAS SIMULTÂNEAS:
- Extratos Vegetais para o Controle de Pragas – Karin Collier (Sementes Vivas)
- Ritmos Astronômicos da Produção de Sementes Biodinâmicas – Pedro Jovchelevich
- Preparados Biodinâmicos – Nelson Jacomel
- Produção de Sementes de Hortaliças Crioulas – Aopa-Associação de Agricultura Orgânica do Paraná
- Tecnologias Socioambientais Sustentáveis da Agroecologia – Professor Gilmar Tavares-UFLA
- Bombeiros Agroecológicos – Oliver Blanco E. Coopfam
- Rede Nacional de Produção de Sementes Agroecológicas – Bionatur-
- Alcemar Anhaia / Daniel Bosa (Candiota/RS)
- Experiência de Cooperação, Intercooperação e Comercialização nas Áreas de Assentamento – Cooperativa Terra Livre- Carlos Pansera / Clovis Doyle (Nova Santa Rita/RS)
- A Importância das Sementes Crioulas para os Povos Indígenas – Instituto Indigenista / Aldeia Pindomirim (etnia Guarani)
- Sistemas Agroflorestais e a Preservação das Sementes Nativas – Isaias Reis- Instituto Nova Era
- Melhoramento Participativo Do Milho – Altair Machado- Pesquisador EMBRAPA
- Melhoramento Participativo do Feijão – Irajá Antunes-Pesquisador EMBRAPA
- Preservação e Recuperação de Sementes Nativas – Rede de Sementes do Xingú
- Oficina Lúdica e Educativa de Sementes para as Crianças – Raiz do Campo e Comunidade-Luz Figueira
Fechamento das atividades às 18h.
DIA 2: Sábado, 21 de outubro
8h: Café da manhã.
8h30: Apresentação do Coral das Meninas Cantoras de Lavras – Projeto Sons da Cachoeira.
9h: Início de palestras (salão de convenções ou ginásio da UFLA):
- Palestra: “Construção da base genética para sistemas agroecológicos a partir do manejo da agrobiodiversidade” – ministrada por Altair Machado-Pesquisador da EMBRAPA;
- Palestra: “Sistema participativo de garantias e a importância das sementes nativas e crioulas na agroecologia” – ministrada por Laura Rossano (presidente da Rede de Agroecologia do Uruguai);
- Vídeo Apresentação da Cooperativa Constelación, da Argentina;
- Vídeo Institucional da empresa Sementes Vivas, de Portugal;
- Vídeo Institucional da plataforma Wikifarmer, com sede na Grécia;
- Palestra: “Banco de Germoplasma de recursos genéticos nativos de interesse agrícola e florestal e plantas espontâneas relacionadas às espécies cultivadas”, ministrada por Fabiano Miceli (Universidade de Údine- Itália) e Aloisia Hirata (IFSULMinas).
Das 13h às 14h: Almoço comunitário para os inscritos, a ser realizado no Centro de Integração Universitária (Ciuni).
Das 14h30 às 18h: Feira de troca de sementes crioulas, nativas e ancestrais, e exposição de produtos e elaborados orgânicos, na praça da área histórica da UFLA.
18h: Fechamento, agradecimentos e reconhecimentos.