quinta-feira , 16 janeiro 2025
Lar Notícias Extintor de incêndio em carros pode voltar a ser item obrigatório
Notícias

Extintor de incêndio em carros pode voltar a ser item obrigatório

Extintor de incêndio em carros deixou de ser item obrigatório no Brasil desde 2015 Foto: Roque de Sá/Agência Senado/Wikimedia Commons

Após ser aprovado na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), em novembro, o projeto de lei PLC 159/2017, que torna obrigatório o extintor de incêndio com pó ABC em veículos está mais próximo de se tornar lei.

A proposta, que já havia tramitado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), agora aguarda votação no Plenário do Senado. O senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da matéria na CTFC, defende a medida como fundamental para a segurança dos motoristas.

“Não são R$ 80 que vão fazer diferença em um bem de R$ 80 mil”, argumentou o parlamentar, destacando a importância do equipamento em casos de incêndio.

Polêmica e divergências

No entanto, a proposta não é unanimidade entre os senadores. O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se posicionaram contra a obrigatoriedade do extintor, alegando que o equipamento geraria custos adicionais para os cidadãos que o Corpo de Bombeiros é responsável por combater incêndios.

“O cidadão deve fugir para longe do carro em caso de incêndio”, afirmou Styvenson Valentim. Já Flávio Bolsonaro defendeu que a medida deveria ser opcional. As informações são da Agência Senado.

Impacto e desafios

Se aprovado, o projeto irá alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e exigir que os veículos tenham um extintor de incêndio com carga de pó ABC, indicado para combater diferentes tipos de fogo.

Além disso, o Contran precisará definir as regras para os veículos fabricados de 2015 a 2025, que já estão em circulação e não possuem sequer local próprio para receber o equipamento.

Especialistas em segurança veicular destacam que o extintor de incêndio pode ser fundamental em emergências, mas ressaltam a importância de que o motorista saiba como utilizá-lo corretamente.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Professora lavrense é semifinalista do maior prêmio de educação do mundo

A professora lavrense Juliana Santiago (foto) é semifinalista do Prêmio Global Teacher...

Hospitais de Lavras foram beneficiados com recursos da Cemig

Dois hospitais de Lavras foram beneficiados com recursos da Companhia Energética de...

Plantio de maçãs no Sul de Minas rende 30 toneladas na primeira safra

No Sul de Minas, tradicionalmente conhecido pela produção de café, uma nova...

Governo de Minas sanciona Estatuto da Igualdade Racial

O Governo de Minas sanciona, na edição desta quarta-feira (15/1) do Diário...