quarta-feira , 4 dezembro 2024
Lar Notícias Delegacia da Polícia Civil de Lavras ganha Sala de Depoimento Especial
Notícias

Delegacia da Polícia Civil de Lavras ganha Sala de Depoimento Especial

Para proporcionar um ambiente acolhedor e privativo a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) acaba de inaugurar mais 17 Salas de Depoimento Especial em diferentes regiões do estado. Uma delas fica localizada em Lavras. Os espaços são destinados à escuta protegida, promovendo a proteção integral do público infantojuvenil.

O projeto

O projeto das Salas de Depoimento Especial teve início em 2021, com a primeira unidade instalada na Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), na capital. Formalizado em janeiro de 2022, a iniciativa foi institucionalizada para implementar a Escuta Protegida no âmbito da Polícia Civil de Minas Gerais.

Desde então, os servidores passaram a ser capacitados por meio de um curso de Educação à Distância (EAD), que oferece o Manual de Escuta Protegida como material de orientação. Ao todo, cerca de 3 mil servidores foram treinados para atuar no procedimento com crianças e adolescentes.

Para a expansão do projeto, a PCMG contou recursos do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais (Funemp), que viabilizaram as inaugurações realizadas nesta semana, e de emendas parlamentares.

Depoimento especial

O depoimento especial é um procedimento formal de oitiva de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, realizado de forma sigilosa e regido por protocolos que visam evitar a revitimização. Sempre que possível, é realizado uma única vez, em produção antecipada de prova judicial.

As salas são estruturadas com ambientes exclusivos para a entrevista e a observação, com equipamentos que permitem a gravação do procedimento. O registro audiovisual é encaminhado ao Poder Judiciário, evitando a necessidade de novas entrevistas e assegurando maior proteção às vítimas.

A iniciativa reforça o compromisso da PCMG com a humanização do atendimento e a eficiência na apuração de crimes, contribuindo para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Natal Solidário da Rádio 94 FM arrecada brinquedos e livros infantis

Mais um ano e a 94 FM realiza o Natal Solidário, que...

Tutor á autuado por negligência a cão portador de leishmaniose

Motivados por denúncias anônimas, militares do Grupamento de Polícia Militar de Meio...

Lavras possui sete antenas que podem ativar 5G puro

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) divulgou nesta segunda-feira, dia 2 de...

Mariela Abreu é medalha de bronze no Campeonato Mundial de Taekwondo

Está acontecendo em Hong Kong na China, desde o dia 30 de...