Dando sequência às obras de ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água de Lavras, no Sul de Minas, a Copasa entra na fase final de interligação da nova adutora de água bruta que ligará a captação no rio Grande à Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade.
A última etapa da interligação será realizada na manhã deste domingo (03/03). Desta forma, para a execução dos serviços o abastecimento de água será parcialmente interrompido no período entre das 6h às 14h.
Essa é uma das mais importantes e aguardadas obras da Copasa em Lavras, onde, somente para a duplicação da adutora, a empresa investiu mais de R$ 23 milhões para a implantação de 8,5 mil metros de tubulação. Com isso, a oferta de água aos moradores deverá aumentar em torno de 42%, garantindo assim maior estabilidade de consumo para a população, mesmo em períodos de estiagem.
A Companhia destaca que, nesses casos, os imóveis que possuem caixas d’água podem não sofrer impactos e reforça que o uso racional da água é importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, quando ocorre algum tipo de interrupção de abastecimento.
Equipes operacionais estarão a postos para adotar todas as medidas necessárias e garantir que as obras sejam rápidas e causem os menores impactos possíveis na rotina das pessoas.
Mais investimentos
É importante destacar que esse não é o único investimento realizado pela Copasa no município. Recentemente, a empresa concluiu a substituição de mais de 1.400 metros de rede de distribuição de água e execução de 290 ligações prediais de água nos bairros Serra Azul e Centro. Com um investimento de mais de R$ 600 mil, essas obras permitem que a água tratada chegue a mais famílias, além de promover uma adequação das redes e o seu correto dimensionamento, diminuindo a intermitência do abastecimento e as perdas de água provocadas pelos vazamentos.