Copasa realizará neste domingo (18/08) a etapa final da interligação da adutora de água bruta, que ligará a captação no rio Grande à Estação de Tratamento de Água (ETA) de Lavras. A ação faz parte dos investimentos da Companhia na ampliação e melhoria do sistema de abastecimento de água do município, localizado na região Sul do Estado.
Considerada uma das mais importantes e aguardadas obras da Copasa em Lavras, o empreendimento recebeu um investimento de mais de R$ 23 milhões e garantirá o aumento da oferta de água no município em torno de 42%. Isso significa maior estabilidade de consumo para a população, mesmo em períodos de estiagem.
Para a execução dos serviços a captação no rio Grande deverá ser interrompida temporariamente, com previsão de retomada às 15h. Vale destacar que as captações Santa Cruz e Água Limpa funcionarão normalmente, garantindo que os impactos no abastecimento sejam menores.
É importante esclarecer também que durante esse período o abastecimento de água não estará interrompido, mas sim poderá apresentar intermitências, e que a estimativa é que ele seja normalizado até na madrugada de segunda-feira (19). Esse prazo se dá em função da necessidade de acumulação de volume de água para a recuperação de reservatórios e caixas d’água, o que demanda certo tempo.
Até que o abastecimento esteja completamente normalizado, caminhões-pipa serão utilizados para auxiliar na recuperação do sistema. Além disso, as equipes operacionais estarão a postos para adotar todas as medidas necessárias.
Consumo consciente
Somadas ao monitoramento e medidas operacionais por parte da empresa, a Copasa conta também com compreensão e colaboração da população no que diz respeito ao consumo consciente da água por meio de atitudes simples, mas que fazem muita diferença e auxiliam no acesso à água para todos, como por exemplo:
Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;
Usar um balde e não a mangueira para lavar o carro;
Tomar banhos rápidos;
Molhar plantas com regador e não com a mangueira;
Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;
Reutilizar a água da máquina de lavar.
Relacionamento com o cliente
A empresa orienta aos clientes que, porventura, tiverem alguma dúvida ou necessitarem de mais informações sobre o abastecimento de água, que entrem em contato com a empresa, a qualquer momento, por meio dos canais de relacionamento: Agência Virtual no site www.copasa.com.br; Aplicativo Copasa Digital; Webchat disponível no site ou pelo WhatsApp (31) 99770 7000, os dois últimos com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, domingo e feriados (exceto nacionais) das 8h às 12h ou ainda pela Central de Atendimento 0800 0300 115 ou 115, que funciona 24 horas.