terça-feira , 21 janeiro 2025
Lar Cultura Com impulso do streaming, Brasil fica em 9º em ranking fonográfico
Cultura

Com impulso do streaming, Brasil fica em 9º em ranking fonográfico

Há sete anos consecutivos, o Brasil aparece no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo. 

Impulsionado pelo streaming (tecnologia de transmissão de dados pela internet, principalmente áudio e vídeo, sem a necessidade de baixar o conteúdo), o Brasil ocupou, em 2023, a nona posição no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo. 

No ano passado, o mercado fonográfico brasileiro teve faturamento de R$ 2,864 bilhões, com aumento de 13,4%, em comparação ao ano anterior.

Os dados estão em relatório divulgado nesta quinta-feira (21) pela Pro-Música, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do país. O resultado obtido no ano passado mais do que triplica o faturamento do mercado fonográfico nacional nos últimos seis anos.

Há sete anos consecutivos, o Brasil aparece no ranking dos dez principais mercados musicais do mundo. O crescimento brasileiro em 2023 supera a expansão do mercado global (10,2%), cuja receita atingiu US$ 28,6 bilhões no período e que também foi influenciado pelo streaming.

O relatório aponta que, dentre as 200 músicas mais acessadas nas plataformas de streaming no Brasil em 2023, a música brasileira teve participação de 93,5%. “Uma coisa muito maior do que já foi nos tempos físicos do vinil e do CD. Normalmente, o consumo de música brasileira representava cerca de 75%. Hoje, está representando muito mais, pelo menos na amostra das mais tocadas. É um fato a ser comemorado também. Mostra uma diversidade grande de música nacional. Não fica só no eixo Rio/São Paulo, na música que é produzida nos grandes centros, mas entra música de todos os lugares do Brasil e de todos os lugares do mundo.”, afirma  o presidente da Pro-Música, Paulo Rosa.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Lavras: Cerimônia em terreiro de umbanda abrirá ano religioso

O Terreiro Umbanda Vovô Benedito Cambinda promoverá no próximo dia 8 de...

Mestra Nilsa: Primeira e única mulher a liderar um grupo de capoeira na região de Lavras

Em Lavras, a Mestra Nilsa é um nome que ecoa com força...

Documentário “Milton Bituca Nascimento” é confirmado na Mostra de Tiradentes

O documentário “Milton Bituca Nascimento”, que celebra o legado e a turnê...

III Rodada dos Fóruns Setoriais de Cultura acontece no próximo dia 22

Artistas, gestores e produtores culturais de diversas áreas têm um encontro marcado...