Uma das principais atrações da Praça Dr. Augusto Silva, a centenária árvore Tipuana ganhou atenção das autoridades municipais nas últimas semanas. Isso porque as fortes chuvas e ventos registrados não têm sido generosos com árvores da cidade, sendo que muitas delas foram destruídas nos últimos meses.
Um laudo da engenheira florestal e membra do Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural, Alexandra Teixeira, aponta uma grande fenda na estrutura da Tipuana. Por isso, a Secretária de Meio Ambiente pedirá que especialistas do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Lavras (UFLA) façam uma avalição da árvore.
De acordo com o secretário Adriano Garcia de Sousa (foto), a Tipuana encontra-se bem escorada e tem sua estrutura fixa, mas afirma que uma avaliação é necessária nesse momento para afastar qualquer risco de queda para a árvore. Ela também deverá ser podada.
Plantada em 1908 pelo engenheiro responsável pela criação da Praça Dr. Angusto Silva, Bernardino Macieira, a Tipuana é a maior árvore existente no local. Uma muda da árvore deu origem a outra Tipuana, que se encontra na Praça Dr. José Jorge da Silva, na zona norte da cidade.