segunda-feira , 7 julho 2025
Lar Cultura Apresentação vibrante de Maculelê toma conta da Praça Augusto Silva
Cultura

Apresentação vibrante de Maculelê toma conta da Praça Augusto Silva

Com ritmo, ancestralidade e energia contagiante, os alunos da escola Escola de Capoeira “I lá vou eu” encantaram o público neste domingo (30).

O coração de Lavras pulsou mais forte na manhã deste domingo (30) com a vibrante apresentação de Maculelê realizada na Praça Augusto Silva pela Escola de Capoeira “I lá vou eu”, sob a coordenação da Mestra Nilsa. A ação integra uma das etapas públicas do projeto “Maculelê na terra dos Ipês”, iniciativa que vem se consolidando como uma das maiores — senão a maior — proposta de ensino regular de Maculelê do Estado de Minas Gerais.

O projeto Maculelê na terra dos Ipês foi aprovado em terceiro lugar no Edital de Chamamento Público nº 009/2024, vinculado à implementação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) no município de Lavras. A iniciativa recebe fomento da Prefeitura Municipal de Lavras, o que tem possibilitado sua execução com qualidade, impacto social e alcance ampliado, contribuindo diretamente para a valorização das culturas tradicionais e o fortalecimento da cidadania cultural na cidade.

Com ritmo, ancestralidade e energia contagiante, os alunos da escola encantaram o público presente com coreografias envolventes, a potente voz do Mestre Rogério e a musicalidade que caracteriza essa manifestação cultural afro-brasileira e indígena. Crianças, adolescentes e adultos participaram da apresentação, demonstrando a amplitude e a diversidade do projeto, que atualmente alcança cerca de 190 alunos.

A apresentação na Praça Augusto Silva foi apenas a primeira de uma série de exibições previstas para ocorrer ao longo do ano em praças e espaços culturais de diversos bairros de Lavras. A proposta da Mestra Nilsa vai além do ensino técnico: ela busca popularizar o Maculelê como linguagem artística de resistência, identidade e pertencimento, promovendo a valorização das raízes afro-indígenas entre crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

“É emocionante ver a praça cheia, as pessoas batendo palmas, se conectando com a nossa história, com os nossos tambores. Esse é o nosso objetivo: que o Maculelê seja vivido como um patrimônio vivo, acessível, que ocupe os espaços públicos com beleza e significado”, afirmou a Mestra Nilsa, visivelmente emocionada após a apresentação.

O projeto, que já conta com aulas regulares no CEACAD e na sede da escola, prepara-se agora para um novo desafio: levar o Maculelê aos municípios vizinhos. A expansão regional, sonhada e planejada por Mestra Nilsa, visa multiplicar os impactos positivos da iniciativa, ampliando o alcance do projeto e consolidando uma rede de valorização da cultura afro-brasileira no sul de Minas Gerais.

Com o sucesso da apresentação na Praça Augusto Silva, a expectativa do público e dos participantes cresce para as próximas ações do projeto. O Maculelê, outrora ausente dos programas culturais do município, agora ecoa com força renovada pelos cantos de Lavras.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Festival de Arte, Cultura e Sabores abre com presença maciça do público

A 4ª edição do Festival de Arte, Cultura e Sabores foi um...

Binho Seba e Ivan Segal são atrações confirmadas da Feira do Bem

Os cantores e compositores lavrenses Binho Seba e Ivan Segal são atrações...

Sons de todos estilos estarão no caldeirão do Festival Arte, Cultura & Sabores  

A Praça do Lourdes recebe neste sábado e domingo (5 e 6)...

Baile Dance Lavras vai acontecer na Casa da Cultura

A Casa da Cultura recebe no próximo dia 10 de julho, às...