Foi lançado neste sábado (23) o curta-metragem de animação “A Santa da Água Limpa e Olavo Bilac: Fenômeno religioso e social em Lavras no século XIX”, que faz um recorte de um importante momento da cidade.
Produzido com recursos da Lei Paulo Gustavo, o trabalho audiovisual foi realizado pelo historiador e professor Geovani Németh Torres (pesquisa e roteiro) – autor de oito livros sobre a história da cidade, e o desenhista Estevão Villas Boas de Souza Santos (Ilustração e edição).
De acordo com o historiador (foto), o curta apresenta o caso da aparição da Santa no pasto da Água Limpa e suas supostas curas milagrosas ocorridas onde hoje se encontra um conjunto habitacional.
O ocorrido entre 1896-1897, o fenômeno ganhou repercussão nacional, sendo que Lavras, então com apenas 10 mil habitantes, chegou a receber neste período 30 mil peregrinos que queriam ver a santa.
Este acontecimento atraiu do poeta parnasiano do Olavo Bilac (1865-1918), que esteve na cidade para produzir uma reportagem para um jornal do Rio de Janeiro na época. O curta-metragem pode ser conferido aqui.