Ele é um dos grandes patrimônios humanos do cotidiano da vida lavrense. Com 23 anos de profissão completados este ano, Alfredo Marques Martins é o mais antigo engraxate em atividade da cidade.
Nascido no bairro Jardim Floresta, filho de João Batista Marques (in memoriam) e Geni Natalina Marques, ele cresceu numa família de cinco filhos. Alfredo teve uma infância difícil, mas encontrou na profissão uma oportunidade para mudar a sua realidade.
Ele virou engraxate aos 16 anos por intermédio da juíza Zilda Youssef Murad, que hoje responde pela 2ª Vara Criminal, oferecendo a ele uma oportunidade de emprego.
O adolescente passou a percorrer vários pontos da cidade com sua caixinha de engraxate, onde levava os seus produtos de limpeza para oferecer o melhor serviço. O trabalho serviu também para criar uma rede de afeto e respeito através das amizades que estabeleceu ao longo da carreira. Sempre com um sorriso no rosto, ele espalha simpatia por onde passa.
Hoje, com 40 anos, Alfredo conquistou uma grande clientela. Além do trabalho exercido em locais conhecidos, ele também presta serviço em domicílio a seus clientes através do telefone (35) 998195618.
Casado com Cristina Aparecida Modesto, Alfredo é pai da pequena Ester, de três aninhos de idade. Ele reside com a família em Luminárias, mas trabalha em Lavras. Uma rotina pesada, que começa às 6h e termina às 18h. O trajeto entre as duas cidades é feito por ele através de carona.
Para Alfredo, a sensação é de dever cumprido. “Eu só tenho a agradecer a Deus por tudo o que ele me deu. Agradeço pela saúde e as coisas que conquistei através do meu trabalho”, finaliza.