Lar Notícias Campeão Clarão quer fazer história com o boxe lavrense
Notícias

Campeão Clarão quer fazer história com o boxe lavrense

Clarimundo Aparecido da Silva, o Clarão: criação de associação da categoria em Lavras.

Clarimundo Aparecido da Silva, 68 anos, nasceu em uma família numerosa em Uberaba (MG). Ainda na infância, influenciado pelo pai, descobriu a paixão pelo boxe. Mais tarde, mudou-se para São Paulo, onde se tornou torneiro-mecânico e, ao mesmo tempo, construiu uma carreira vitoriosa nos ringues.

Seu nome carrega peso na história do esporte. Foi campeão brasileiro, latino-americano, paulista e também conquistou títulos internacionais. Há 10 anos em Lavras, ele e outros companheiros – entre eles o campeão de MMA Márcio “Tubarão” – acabam de fundar a Associação de Boxe de Lavras (ABL).

A entidade nasce com a proposta de promover a formação esportiva, incentivar a saúde, fomentar a inclusão social e estimular a disciplina. O projeto surge diante da crescente procura de jovens e adultos interessados na modalidade e já conta com o apoio de atletas consagrados, como Márcio Tubarão.

“Queremos promover o boxe como esporte, cultura e instrumento de transformação social. Além disso, incentivar a prática regular de atividades físicas para a melhoria da saúde e da qualidade de vida”, destacou Clarão.

A entidade nasce com a proposta de promover a formação esportiva, incentivar a saúde, fomentar a inclusão social e estimular a disciplina

Trajetória

Clarimundo Aparecido da Silva: lenda do boxe brasileiro 

Clarão mergulhou fundo no boxe. Conviveu com lendas nacionais como Éder Jofre e Miguel de Oliveira, de quem foi sparring, além de ter dividido os ringues de treino com José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, campeão brasileiro e sul-americano.

Em 1979, conquistou o título latino-americano ao derrotar Félix Ruiz, no Ginásio Luna Park, em Buenos Aires. “Fui ovacionado. Recebi uma chuva de moedas quando deixei o local. Nunca vou me esquecer”, recorda.

Ainda em 1979, a convite de Caio Pompeu de Toledo, então secretário municipal de Esporte e Lazer de São Paulo, passou a ensinar boxe para detentos do Pavilhão 2 da Casa de Detenção do Carandiru.

“Nunca fui tão bem tratado na minha vida. Havia um código de ética entre os detentos”, relembra.

O pugilista ao lado de Eder Jofre, maior nome do esporte brasileiro, nos anos 70, em São Paulo. 

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Complexo Ferroviário passa para gestão de São João del-Rei e Tiradentes

Complexo Ferroviário de São João del-Rei inicia uma nova etapa com a...

Instalação de pórticos semafóricos reforçam a mobilidade urbana na cidade

Tecnologia utilizada em grandes centros urbanos chega ao município com recursos de...

UFLA homenageia Milton Nascimento, David Feffer e Nelson Roberto Araújo

O reitor da UFLA, José Roberto Scolforo, ao lado dos homenageados Márcio...

Obituário: 23/06/2026

Salete Aparecida Pereira Ferreira + 22-06-2026 Idade: 60 anos Sepultamento dia 23-06-2026...