quinta-feira , 21 novembro 2024
Lar Sem categoria Copasa afirma ter aumentado a produção de água em Lavras em 2,2 milhões de litros
Sem categoria

Copasa afirma ter aumentado a produção de água em Lavras em 2,2 milhões de litros

Empresa teria
A Companha de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) emitiu um comunicado na manhã desta quinta-feira (3), onde afirma que a empresa aumentou a produção de água em Lavras.
“Mesmo em meio a esse período de escassez hídrica, a empresa conseguiu ampliar em mais de 2,2 milhões de litros a sua capacidade de produção de água, reforçando assim o abastecimento aos moradores do município”, diz a nota da empresa.
Confira a íntegra do comunicado:  
A Copasa está em movimento em Lavras e dá mais um importante passo nas ações de enfrentamento ao longo período de estiagem que afeta não só a cidade, como todo o Estado de Minas Gerais.
Na cidade do Sul de Minas, a falta de chuvas tem afetado a vazão dos mananciais, especialmente nos córregos Água Limpa e Santa Cruz, utilizados como fontes de captação de água, provocando oscilações no sistema de abastecimento.
No entanto, com uma soma de esforços, mesmo em meio a esse período de escassez hídrica, a empresa conseguiu ampliar em mais de 2,2 milhões de litros a sua capacidade de produção de água, reforçando assim o abastecimento aos moradores do município.
Isso foi possível graças à conclusão da interligação da adutora de água bruta que conecta a captação Rio Grande à Estação de Tratamento de Água (ETA), como também à perfuração de poços profundos, onde um deles já se encontra em plena operação. Outros poços continuam sendo perfurados na cidade, o que significa uma probabilidade de que o volume de água produzido possa aumentar ainda mais.
Sobre a interligação, é importante dizer que ela faz parte da primeira etapa das obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Lavras, onde somente nesta etapa a empresa investiu cerca de R$ 23 milhões.
Plano de Manobras e Caminhões-pipa
Até que o sistema de abastecimento de água esteja restabelecido, a Copasa também manterá em vigor o seu Plano de Manobras, como forma de minimizar as oscilações no abastecimento que ainda podem ocorrer. O plano divide a cidade em setores, garantindo que todos os bairros possam ser abastecidos, ainda que em momentos alternados.
Além disso, a frota de caminhões-pipa continuará disponível na cidade reforçando o abastecimento, principalmente para clientes prioritários, como escolas, hospitais, creches, asilos, entre outros. Esses veículos também estão sendo utilizados para reforçar os reservatórios da Companhia em diversos pontos de Lavras, permitindo a distribuição de água pelas tubulações aos bairros da cidade.
E, para garantir a eficiência destas operações, a Copasa realiza um monitoramento contínuo e, caso seja identificada alguma área com dificuldades de abastecimento, equipes técnicas são acionadas para solucionar o problema de forma ágil.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Acidente com caminhão próximo ao trevo de Lavras interdita BR 381

Um acidente com um caminhão foi registrado na tarde desta terça-feira (12)...

Ufla oferece curso gratuito para capacitar pesquisadores na escrita de projetos utilizando IA

A Diretoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Dintec/UFLA) ofertará...

Proposta sobre fim da jornada de trabalho 6×1 movimenta redes sociais neste domingo (10)

O fim da jornada de trabalho de 6 dias trabalhados por um...

Apagão atingiu centro de Lavras nesta sexta-feira (8)

Lojas comerciais e residenciais ficaram sem luz na tarde desta sexta-feira (8)...