Na noite da sexta-feira (30/8), foi realizada, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), a cerimônia de posse do reitor e vice-reitor, os professores José Roberto Soares Scolforo e Jackson Antônio Barbosa. Também foram apresentados os pró-reitores e demais membros da Gestão 2024-2028. Em suas falas, os professores destacaram a trajetória da Instituição, que celebra 116 anos de contínua evolução, agradeceram pela confiança a eles depositada e pediram a participação de toda a comunidade em projetos futuros para tornar a UFLA cada vez mais destacada e relevante no País e no mundo.
A cerimônia, realizada no Centro de Eventos da UFLA, reuniu a comunidade acadêmica, familiares, amigos e autoridades. Durante o evento, além do tradicional recebimento das pelerines, houve a apresentação dos membros da equipe de gestão e de diretores das unidades acadêmicas, homenagens e pronunciamentos. A solenidade foi embalada pela Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, que executou o Hino Nacional e outras composições, sob a regência do Capitão Emerson Sebastião de Oliveira.
Em seu pronunciamento, o reitor, professor Scolforo, destacou a honra de ter sido escolhido pela comunidade para a sua terceira gestão e os desafios enfrentados para se alcançar os objetivos estratégicos planejados e necessários para que a UFLA mantenha a excelência conquistada ao longo de toda a sua trajetória. Ele relembrou momentos marcantes da história da Instituição e das pessoas que lutaram para a sua criação, transformação em universidade e para a consolidação como uma das melhores universidades federais do País.
“Eu convido todos vocês a participar desse momento de uma nova construção. Nós podemos e devemos avançar, com o empenho dos nossos docentes, dos técnicos administrativos, dos colaboradores e dos estudantes que são embaixadores da UFLA na sociedade. É a soma do trabalho de todos que constrói uma instituição. É preciso que as pessoas se envolvam, se engajem às causas da Universidade com amor e dedicação, porque o ensino público e de qualidade é o maior patrimônio que um país tem”, enfatizou.
O pronunciamento do reitor incluiu as dificuldades enfrentadas pela gestão para equacionar o déficit da Instituição para o ano vigente, o que exige contenção de investimentos e busca sistemática de recursos, mas, sobretudo, destacou os programas e projetos que estão sendo colocados em prática e outros planejados para envolver grande parte da comunidade universitária no próximo ano. Destacou ainda como objetivos prioritários a abertura do Hospital Universitário, a consolidação do Câmpus Paraíso e o fortalecimento dos parques tecnológicos. “Mais uma vez vamos demonstrar que temos a capacidade de transformar a UFLA em uma universidade de inovação. É tempo de dar um novo passo, para transformar a ciência e inovação gerada nesta instituição em impactos na sociedade. Vamos abraçar a causa de tornar a UFLA pujante, vamos fazer essa Universidade pulsar!”, conclamou.
No cargo de vice-reitor, em sua fala, o professor Jackson Barbosa agradeceu a todas as pessoas que confiaram à equipe de gestão o desafio de conduzir a UFLA nos próximos anos. “Nossa universidade ao longo desses 116 anos tem desempenhado um papel crucial no desenvolvimento científico, na formação de profissionais qualificados e na promoção do desenvolvimento regional e nacional. Comprometo-me a contribuir de maneira significativa para a continuidade desse legado de excelência e de compromisso com a sociedade, nossa principal missão. Em momento de rápidas transformações e desafios complexos é fundamental que estejamos unidos em torno dos valores institucionais, que são a nossa excelência acadêmica, nossa ética, diversidade e inclusão. Devemos promover um ambiente de diálogo aberto e respeitoso onde todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas e onde o conhecimento seja construído de forma colaborativa, que é uma característica da UFLA”, considerou.