domingo , 8 setembro 2024
Lar Notícias Calor em setembro aumenta consumo de energia em Minas
Notícias

Calor em setembro aumenta consumo de energia em Minas

e acordo com a Cemig, a falta de chuvas deve agravar a situação, elevando o consumo de energia devido ao uso intensivo de ar-condicionado, ventiladores e climatizadores.

Com a chegada de setembro, novas ondas de calor devem atingir o Brasil, com altas temperaturas e baixa umidade, especialmente em Minas Gerais. De acordo com a Cemig, a falta de chuvas deve agravar a situação, elevando o consumo de energia devido ao uso intensivo de ar-condicionado, ventiladores e climatizadores. A umidade relativa do ar pode chegar a níveis críticos, abaixo de 15% na região metropolitana de Belo Horizonte, o que favorece queimadas e provoca interrupções no fornecimento de energia.

Em resposta à seca, a Aneel anunciou o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2, que resultará em um aumento nas contas de energia de R$ 7,877 por cada 100 kWh consumidos. Esse ajuste se deve à previsão de chuvas abaixo da média e à consequente operação das termelétricas, que têm um custo de geração de energia mais alto.

Para reduzir o impacto do consumo de energia, Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig, recomenda cuidados com o uso de eletrodomésticos. No caso do ar-condicionado, é importante optar por modelos mais eficientes e limitar o tempo de uso. Manter o ambiente fechado, usar cortinas para bloquear a luz solar e ajustar a temperatura para 23 ou 24 graus são medidas que ajudam na economia.

Ventiladores, apesar de consumirem menos energia, também devem ser usados com cautela. A recomendação é utilizá-los em ambientes bem ventilados, com portas e janelas abertas para promover a circulação do ar, ao contrário do uso de ar-condicionados.

A geladeira deve ter a borracha de vedação em bom estado para evitar consumo excessivo. Já o chuveiro elétrico, que é o maior consumidor de energia nas residências, pode ter sua potência reduzida ao usar a função verão, economizando cerca de 30% de energia. No entanto, é importante evitar banhos longos para manter o consumo sob controle.

Essas medidas podem ajudar os consumidores a enfrentar as altas temperaturas e os custos adicionais com energia, mantendo o conforto e controlando os gastos em um período desafiador.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Polícia Civil prende suspeito de tentativo de homicídio em Lavras

Um homem de 30 anos, suspeito por uma tentativa de homicídio ocorrida...

Nova fase do Plano Ambiental da UFLA promove o plantio de 450 ipês

Em comemoração aos 116 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi...

Obituário: 06/09/2024

Rosana da Costa Braz + 06-09-2024 Idade: 56 anos Sepultamento dia 06-09-2024...

Por que 6 de setembro é considerado o Dia do Sexo?

Você sabia que esta sexta-feira (6) é considerada o Dia do Sexo?...