sábado , 23 novembro 2024
Lar Notícias 10 mil pessoas são esperadas no “Festival Artes Vertentes” em Tiradentes
Notícias

10 mil pessoas são esperadas no “Festival Artes Vertentes” em Tiradentes

Com mais de 50 atrações confirmadas e uma programação que reúne concertos, exposições, exibições, bate-papos, residências artísticas, oficinas, além de uma série de atividades voltadas para a promoção das artes e do conhecimento, o Festival Artes Vertentes será realizado na cidade de Tiradentes, mas também com parte das apresentações sendo executadas em São João del-Rei e no distrito de Vitoriano Veloso (Bichinho) no município de Prados. A 13ª edição do evento vai acontecer entre os dias 19 e 29 de setembro e são esperadas cerca de 10 mil pessoas.

Com o tema “Alteridade”, a proposta do festival é oferecer uma programação que seja capaz de promover reflexões acerca da importância de se respeitar as individualidades e a construção coletiva na busca pela compreensão das diferenças. O diretor artístico, Luiz Gustavo Carvalho, pontua que falar sobre alteridade é fundamental. “Sendo essencial na construção da nossa própria identidade e, consequentemente, vital para a convivência em uma sociedade mais justa. O Artes Vertentes propõe esta reflexão a partir de um diálogo plural, transversal e diverso, com a presença das mais variadas linguagens e culturas”.

Ele elucida ainda que o projeto se consolidou como um dos principais festivais no cenário brasileiro, desde 2013. “O evento desenvolve um trabalho de maneira regular e gratuita com a população infantil, adolescente e adulta do município e da região, por meio de ações formativas”.

“A Ação Cultural Artes Vertentes já beneficiou mais de mil pessoas nos últimos 11 anos e acreditamos que essa presença perene no município de Tiradentes é uma forma de contribuir com uma transformação social por meio da arte. Parte deste trabalho integra anualmente a programação do festival e é apresentada ao público. Assim, a população tiradentina torna-se, a cada edição, também protagonista do Festival Artes Vertentes”, acrescenta.

Programação

Entre as presenças confirmadas, estão: o líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor Ailton Krenak; os escritores e pensadores, Sidarta Ribeiro, Joaquim Arena e Marina Skalova; e Geralda Brito de Oliveira, autora do livro “A porta aberta do sertão”.

Na área musical, terá atrações de diversas partes do mundo, como o pianista Jacob Katsnelson, Cristian Budu, Thorsten Johanns, Guillaume Martigné, Metá Metá e Ryutaro Suzuki. No campo das artes visuais, o festival contará com apresentações de trabalhos assinados por nomes como Leonilson, Gê Viana e Alejandro Cartagena.

O evento ainda conta com as artes cênicas, incluindo a apresentação do espetáculo “O Estrangeiro Reloaded”, protagonizado por Guilherme Leme, com direção da Vera Holtz e do premiado “Tebas Land”. Com dramaturgia do uruguaio Sergio Blanco e direção de Victor Garcia Peralta, a peça é uma autoficção que acompanha os encontros entre um jovem parricida e um dramaturgo interessado em escrever a história do crime. Obras da cineasta Hanna Polak também irão integrar o Festival. A programação é 70% gratuita e o restante tem ingressos a preços populares, que podem ser adquiridos através do site www.artesvertentes.com.

O Festival

Criado em 2012 por Luiz Gustavo Carvalho e Maria Vragova, o evento é realizado pela Ars et Vita e pela Associação dos Amigos do Festival Artes Vertentes. O projeto vem apresentando, ininterruptamente, uma programação artística que estimula diálogos e propõe, por meio da arte, reflexões sobre temas de relevância para a sociedade contemporânea. Durante as últimas doze edições, foram mais de 470 artistas, originários de 40 países.

Carvalho explica que o desejo era proporcionar um tempo e espaço que promovesse a confluência de linguagens artísticas. “Fomentando a arte contemporânea e transformando o espaço urbano numa plataforma de encontros entre diversas culturas por meio da arte. E em uma cidade pequena, como Tiradentes, é extremamente propícia para a realização de um festival, já que a geografia desses espaços conduz ao encontro”, finaliza.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Loja Maçônica 20 de Julho reúne comunidade para celebrar seus 22 anos

A @lojamaconica20dejulho celebrou , nesta quinta-feira (21), os seus 22 anos de fundação....

Lavras: Instituições de caridade recebem 252 kg de pescado apreendido

Em 21 de Novembro de 2024, considerando o Período da Piracema 2024/2025,...

PF indicia Bolsonaro e militares por plano de golpe

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro...

Prestes a ser lançada, Rota de Cicloturismo de Lavras promete ser marco histórico

Um dos projetos turísticos mais bem estruturados a serem implantados na cidade,...