domingo , 24 novembro 2024
Lar Sem categoria Resolução proíbe Viação Gardênia de operar todos os seus 34 contratos
Sem categoria

Resolução proíbe Viação Gardênia de operar todos os seus 34 contratos

Resolução de intervenção na Expresso Gardênia transfere a operação de 34 contratos e 78 serviços no Sul de Minas para outras empresas.

A Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) publicou, nesta quinta-feira (27/6), resolução que suspende a Viação Gardênia de operar todos os seus 34 contratos por 90 dias.

A medida é um desdobramento da Operação Ponto Final, que deflagrou ações de fiscalização em abril e maio para apurar irregularidades na prestação do serviço de transporte intermunicipal pela empresa.A resolução de intervenção na Expresso Gardênia transfere a operação de 34 contratos e 78 serviços no Sul de Minas para outras empresas.

Durante as abordagens, fiscais da Seinfra e do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) retiraram de circulação 34 veículos em decorrência de problemas mecânicos, irregularidades em itens de segurança e documentação, além de descumprimento do quadro de horários.

A Seinfra abriu processo administrativo para apurar as infrações, aplicar as sanções e garantir a ampla defesa da empresa, conforme Decreto 44.603/07, que regulamenta o serviço de transporte coletivo intermunicipal e metropolitano em Minas Gerais.

Coube à empresa sanar os problemas identificados na frota e reapresentar os veículos para nova vistoria. No entanto, a Expresso Gardênia não se manifestou dentro do prazo estabelecido.

Inércia

Diante da inércia da empresa, foi declarada a intervenção em todos os seus contratos, para a Expresso Gardênia solucione as irregularidades e comprove capacidade operacional e financeira.

Durante o período da intervenção, outras empresas cumprirão os itinerários sendo remuneradas pela operação das linhas e comercialização das passagens.

Veja resolução com a descrição aqui.

Caso as irregularidades não sejam sanadas neste período, e a Expresso Gardênia não obtenha êxito em comprovar a sua capacidade operacional e econômico-financeira, poderá ser aplicada penalidade de rescisão dos contratos.

Neste caso, será aberto um processo licitatório para contratação de nova empresa para operar as linhas.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Aos 72 anos, morre João Pires do Nascimento, pai do cantor Alexandre Pires

João Pires do Nascimento, pai dos cantores Alexandre Pires e Fernando Pires,...

Acidente com caminhão próximo ao trevo de Lavras interdita BR 381

Um acidente com um caminhão foi registrado na tarde desta terça-feira (12)...

Ufla oferece curso gratuito para capacitar pesquisadores na escrita de projetos utilizando IA

A Diretoria de Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Lavras (Dintec/UFLA) ofertará...

Proposta sobre fim da jornada de trabalho 6×1 movimenta redes sociais neste domingo (10)

O fim da jornada de trabalho de 6 dias trabalhados por um...