No último final de semana, Lavras participou de uma revolução criativa que tomou conta de outros 55 municípios do país, 10 subprefeituras paulistas e de Lisboa, em Portugal. O World Creativity Day sacudiu o mundo e consolidou Lavras como uma referência em criatividade, cultura e inovação em Minas Gerais.
Cerca de 72 atividades gratuitas aconteceram em locais estratégicos no centro da cidade, entre elas, 9 shows com bandas locais e da região, além de palestras, workshops, paneis de diversos temas, mesas redondas e exposições comandadas por mais 170 inspiradores, reunindo cerca de 1000 pessoas em busca de conexões e muita criatividade.
A banda Vallhein durante realização do evento
Idealizado por Lucas Foster em 2014 e reconhecido pela ONU em 2017, o World Creativity Day conta com a Direção Executiva de Luiz Serafim, Empreendedor, Autor e Palestrante de Criatividade, Inovação e Liderança, Consultor e Conselheiro de Inovação, Diretor de Marca e Comunicação. “Para um mundo que precisa cada vez mais de criatividade e inovação, o World Creativity Day é movimento poderoso que democratiza conhecimento à população, empodera lideranças, promove a cooperação, inspira e gera negócios”, afirma Serafim. O World Creativity Day já passou por mais de 20 países e 180 cidades. Em 2024, o festival foi conduzido em Lavras por Rennan Campos, CEO do Viveiro Hub.
De roxo: Simara Alves Silva Oliveira
Em sua terceira edição, o WCD Lavras bateu recorde de público e atividades ao longo dos dias 19, 20 e 21 de abril. Gastronomia, teatro, empreendedorismo, inovação, arte, música, cinema, representatividade, acessibilidade e fotografia foram alguns dos temas abordados. Roselise Magaluti, psicóloga clínica, formada há mais de 20 anos, com especialização em traumatologia, terapia somática sistêmica, contoterapia e terapia assistida com cavalos, conduziu o workshop “Mulheres que correm com lobos”, baseado no livro com o mesmo título da Dr. Clarissa Pinkola Estes. Para Magaluti, “foi incrível, aprendi demais e amei estar com tanta gente diversa. Saio mais rica dessa experiência!”. Para Simara Alves, a experiência de estar no WCD Lavras “Foi muito acolhedora. Amei falar sobre felicidade e estar em Lavras!”. Simara é Tech Recruiter no Grupo Boticário e Speaker Carreira e Felicidade no Trabalho e conduziu a palestra “Felicidade não é utopia: como torná-la presente na carreira e na vida!”.
No Palco Praça, entre as atrações musicais, Leandro Bizzotto, conhecido como Madruga, misturou ritmos brasileiros, explorando a riqueza da cultura musical do país e, as bancas Saída de Emergência e Vallhein trouxeram clássicos do rock com muita energia e criatividade. Foi um verdadeiro show!
O líder do WCD, Rennan Campo
Para Rennan Campos, líder do WCD Lavras em 2024, “o World Creativity Day 2024 foi um marco para Lavras! Além de validar o formato do evento distribuído por pontos estratégicos no centro da cidade, facilitando o acesso da população, também mostrou a importância de se dar voz aos artistas, artesãos, empreendedores e líderes de comunidade. Lavras possui uma cultura riquíssima e se consolida como uma terra de oportunidades para os criativos. O WCD Lavras é e sempre será uma vitrine para tudo isso!”. Em tom de promessa, Campos completa “em 2025 o festival volta ainda mais forte, com mais atrações e oportunidades”. Este ano, o festival contou com o Grupo SN com mantenedora oficial e com a parceria e patrocínio da Prefeitura de Lavras, Ideia Brasil, Senac, Agência Rhizoma, Ufla, Stratus, Sebrae, Revista Elitte, Gaura Decorações, Criare, Sicredi, Guanabara Útil, BNI, Jeito Caseiro, Gráfica Novo Horizonte, Felicistart, Rutney César e sua equipe, Cervejaria do Funil e Polícia Militar de Minas Gerais.