A Santa Casa de Misericórdia de Lavras, por meio de sua equipe de Hemodiálise, promoveu nesta quinta-feira (14) uma ação para marcar o Dia Mundial dos Rins. Houve distribuição de materiais informativos e educativos sobre os fatores de risco da Doença Renal Crônica, aferição de pressão arterial e dicas de saúde e nutrição.
O objetivo foi reforçar a importância do diagnóstico e acesso ao tratamento da doença renal crônica. A chamada DRC pode ser prevenida e quando diagnosticada de firma precoce, pode ser controlada. Os principais grupos de risco para a doença renal crônica estão: hipertensão arterial, diabetes, doença dos rins ou do coração, uso frequente de anti-inflamatório, idosos, histórico de doença na família, obesidade e tabagismo.
Trabalho foi realizado pela equipe de Hemodiálise da Santa de Misericórdia
Há um crescente aumento de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de mais ações de prevenção. “A doença renal crônica pode ser prevenida através de um simples exame de creatinina dosado no sangue. Atualmente, mais de 150 mil pessoas realizam hemodiálise no Brasil, número que vem em ascensão exponencial”, explica a médica nefrologista Dra. Isabela Bauti.
“A Santa Casa de Misericórdia de Lavras dá apoio total a Campanha no Dia Mundial do Rim, mas esse apoio é constante em todos os dias do ano, pois a Prevenção e o diagnóstico precoce são primordiais para a melhor conduta e sucesso no tratamento das Doenças Renais. Parabenizo a todos profissionais que dedicam sua vida profissional ao diagnóstico e tratamento das Doenças Renais e um elogio especial vai para todos os profissionais da equipe multidisciplinar da nossa Santa Casa” enfatiza o Provedor e Nefrologista Dr. Eduardo Rezende Cappelle.