A Aliança Energia realizará o oitavo e último teste sonoro periódico de 2023 das sirenes do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica de Funil, nas cidades de Lavras e Ribeirão Vermelho, no sul de Minas Gerais.
Os testes serão realizados nesta quarta-feira, 13 de dezembro e terão início às 14h, com o acionamento simultâneo das sirenes. Cada toque terá duração de aproximadamente 20 segundos, seguindo o mesmo padrão de testes anteriores, com mensagens de voz e som musical.
Desde 2023, esses testes ocorrem mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês e, excepcionalmente em dezembro, na segunda semana.
O grupo de trabalho, composto por representantes dos órgãos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Aliança Energia, continuará acompanhando e supervisionando a ação preventiva.
Vale destacar que a UHE Funil está classificada como de baixo risco e sua estrutura atende plenamente aos fatores de segurança, conforme relatórios da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL
Sobre a Usina de Funil
A Usina Hidrelétrica Engenheiro José Mendes Júnior, popularmente conhecida como Usina de Funil, foi inaugurada em 10 de dezembro de 2002 e desde março de 2015 faz parte do portfólio de usinas próprias da Aliança Energia.
Localizada na Bacia do Rio Grande, na região Sul de Minas Gerais, entre os municípios de Perdões e Lavras, tem potência instalada de 180MW com 84,6 MW de energia média assegurada em operação, energia suficiente para abastecer uma cidade de aproximadamente 685 mil habitantes.