Lar Eventos Violista Gabriel Vailant realiza seu recital de formatura
Eventos

Violista Gabriel Vailant realiza seu recital de formatura

Encerrando a sua trajetória no curso de graduação em Música, o violista Gabriel Vailant realizou, na noite desta segunda-feira (18), o seu Recital de Formatura. O evento, que teve orientação do professor Alysio Mattos e acompanhamento do pianista Cristiano Vogas, aconteceu na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Gabriel Vailant iniciou sua trajetória no projeto social do Instituto Grupo Pão de Açucar aos 15 anos. Após essa experiência, ele começou seus estudos com o violista Fernando Thebaldi, membro da Orquestra Petrobrás Sinfônica e Orquestra Nacional da Universidade Federal Fluminense.

Atualmente ele é concertino na Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e líder de naipe das violas na Camerata Laranjeiras. Trabalhou como músico convidado em várias orquestras, como Petrobrás Sinfônica, Rio Villarmonica, Nova Orquestra, Orquestra Sinfônica Brasileira e Quarteto Brasil de Tuhu e Quinteto Brasílis.

O músico já participou dos festivais: Iguazu em Concierto (Argentina), Gramado In Concert (2020) e o Festival Nordlyfestivalen (Noruega). Esteve presente nos cursos de verão na Berklee College of Music, Academia Jovem Concertante Edição Sudeste (2023) e na Semana da Música Clássica sob orientação de Daniel Guedes.

O músico durante Recital de Formatura na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Gabriel Vailant afirmou que seu trabalho na Camerata Laranjeiras sempre agregou valor à sua carreira. “Eu busco desenvolver o individual para que o coletivo seja forte e funcione. Eu me sinto um camaleão e a Camerata Laranjeiras contribuiu muito para isso”.

O músico destacou a importância da série Concertos Didáticos, promovida pela Confraria Nota Azul, que tem por objetivo oferecer concertos de câmara para escolas públicas e privadas a fim de aprofundar a linguagem e o aprendizado musical. A Camarata Laranjeiras abraçou a proposta, tendo realizado dois concertos da série.

“Busco demonstrar para os jovens que eles são peças fundamentais não só para a Camerata Laranjeiras, mas para qualquer grupo de música ou até mesmo em locais onde não há música. A música os prepara para serem indivíduos que podem contribuir dentro de qualquer realidade em que estejam inseridos”, finalizou o violista Gabriel Vailant.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Enduro dos Ipês Off Road chega com tudo à sua 25ª edição

Um fim de semana de muita ação e aventura.  É o que...

Diocese celebrará Missa em sufrágio do Papa Francisco nesta sexta-feira (25)

O Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do...

Com olhar sobre as cidades, VERdeCINE 2025 seleciona mais de 450 filmes  

Os organizadores do Festival Socioambiental de Filmes – VERdeCINE 2025 prometem lançar...

Orla Sunset agita Ijaci neste final de semana

O feriado prolongado de 19 a 21 de abril será inesquecível em...