Urnas de Pouso Alegre (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), Três Corações (MG), Alterosa (MG) e Lavras (MG) foram sorteadas neste sábado (5) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais para passarem pelos testes de integridade e autenticidade.
O sorteio foi no começo da manhã em Belo Horizonte e definiu 43 seções eleitorais cujas urnas passarão por auditoria para comprovar a segurança do processo eleitoral.
Os trabalhos foram conduzidos pela juíza auxiliar da Corregedoria do TRE, Cristiana Martins Gualberto Ribeiro, que preside a comissão de auditoria da votação eletrônica para as eleições 2024.
As urnas foram transportadas por duas aeronaves da Polícia Militar até a capital mineira. Elas serão substituídas por equipamentos reserva nas zonas eleitorais das cidades.
Ao todo, o TRE sorteou 43 urnas de municípios mineiros para fazer os testes.
Teste de integridade é realizado durante a votação
Na véspera das eleições, a Justiça Eleitoral sorteia algumas urnas que são retiradas das sessões de origem e instaladas nos TREs (Tribunal Regional Eleitoral), em salas com câmeras. O objetivo é conferir se os votos digitados correspondem ao que foi totalizado pela urna.
Todo o processo é acompanhado por representantes de partidos políticos e das coligações. No fim, a urna e o computador imprimem o resultado e os dados são comparados, pela comissão de auditoria, para verificar se as urnas registraram os votos corretamente como estavam nas cédulas.
O teste de integridade verifica o funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso. Todo o procedimento é semelhante ao que acontece nas seções eleitorais comuns. O teste será realizado, efetivamente, durante o horário da eleição, das 8h às 17h.
O teste de autenticidade também é realizado no domingo (6) e é uma auditoria dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas. As três urnas que foram selecionadas serão testadas nas próprias seções eleitorais onde se encontram.
Neste caso, o juiz responsável pela Zona Eleitoral designará uma pessoa para realizar os testes, que acontecem antes da impressão da zerésima. Entre as medidas de verificação, estão:
rompimento do lacre, retirada e reinserção da mídia de resultado;
verificação das assinaturas e dos resumos digitais por programa do TSE;
retirada das mídias de acionamento dos sistemas de verificação;
lacração da tampa do compartimento da mídia com novo lacre; e
lavratura da ata circunstanciada de encerramento dos trabalhos
Fonte: G1