Depois dos 51 dias da greve dos professores, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) divulgou o novo calendário do ano letivo nesta semana. Agora, o ano só será finalizado oficialmente em 2025.
O primeiro semestre será encerrado no dia 31 de agosto, com um recesso que dura até o dia 23 de setembro, quando começa o segundo período. Ele será encerrado no dia 8 de fevereiro de 2025. Já o ano letivo do ano que vem começa no dia 10 de março, menos de uma semana depois do Carnaval, que será no início do mês.
As alterações foram definidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UFMG. Ele também deliberou que os professores não podem aplicar provas e outras atividades avaliativos entre os dias 10 e 22 de junho.
O Cepe decidiu, ainda, que as aulas presenciais não poderão ser substituídas por remotas, a não ser em casos que já estivessem previstos no projeto pedagógico do curso. As faltas dos estudantes entre 15 de abril, quando começou a greve, até 22 de junho não serão contabilizadas.