Lar Notícias UFLA tem 13 cientistas entre os 2% mais influentes do mundo
Notícias

UFLA tem 13 cientistas entre os 2% mais influentes do mundo

Cresce, mais uma vez, a participação da Universidade Federal de Lavras (UFLA) no seleto grupo de 2% dos cientistas mais influentes do mundo. Na lista referente à 2023, 13 pesquisadores figuram na base de dados, elaborada pela Universidade Stanford (EUA) em parceria com o repositório de dados Elsevier. Em 2022, eram nove cientistas.

A classificação adota como referência o número de citações dos trabalhos dos cientistas na Base Scopus, maior banco de dados mundial de resumos e citações de publicações científicas revisadas por pares, que comporta dados de mais de 9 milhões de cientistas. Os resultados são agrupados em duas categorias: citações no ano de 2023 e citações ao longo de toda a carreira.

Os cientistas da UFLA mais citados em 2024, por ordem decrescente de citações são: Daniel Ferreira, Rosane Schwan, Rafael Zenni, Cleiton Nunes, Gustavo Tonoli, Juliano Oliveira, Luiz Roberto Guilherme, Luciano Pereira, Paulo Pompeu, Nilton Curi, Demostenes Rodriguez, Thiago Protásio, Rodrigo Ferreira. A base de dados inclui mais de 220 mil cientistas do mundo e mais de 1.300 do Brasil.

“O número de pesquisadores da UFLA ranqueados vem aumentando nos últimos anos, indicando uma elevação significativa de citações e, portanto, aumento da qualidade e do impacto da nossa produção científica. Ter pesquisadores reconhecidos globalmente eleva o prestígio da nossa Universidade, atraindo a atenção de estudantes, docentes e apoiadores, criando um ambiente acadêmico mais dinâmico. As pesquisas realizadas por esses cientistas muitas vezes têm um impacto significativo, contribuindo para avanços em ciência, tecnologia e inovação, além de questões sociais relevantes”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Luís Roberto Batista.

Ao longo de toda a carreira, destacam-se os seguintes pesquisadores da UFLA: Daniel Ferreira, Rosane Schwan, Cleiton Nunes e Fátima Moreira. Nessa base de dados, figuram mais de 200 mil cientistas mundiais e mais de mil brasileiros.

As áreas com maior número de citações de trabalhos de professores da UFLA são: Agricultura, Pesca e Silvicultura; Biologia; Tecnologias Estratégicas; Química; Medicina e Tecnologias da Comunicação e Informação.

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Produtor lavrense “Niltão” Ribeiro será homenageado no Hall da Fama Trends

O empresário e produtor cultural lavrense Nilton Ribeiro será homenageado durante a...

Eleições 2024: o que você precisa saber antes de votar neste domingo (6)

Neste fim de semana, eleitores de 5.569 municípios em todo o Brasil...

Mais de 75 mil eleitores devem comparecer às urnas em Lavras neste domingo (6)

Neste domingo (6), data do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, 75.722...

Urnas de Lavras são sorteadas para passarem pelos testes de integridade e autenticidade

Urnas de Pouso Alegre (MG), São Gonçalo do Sapucaí (MG), Três Corações...