Representantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA), da Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil (Conaf) e da Câmara Municipal de Lavras deram os primeiros passos para uma parceria estratégica focada no desenvolvimento tecnológico, na pesquisa e na educação voltada para a agricultura familiar no Brasil. A reunião foi realizada na Reitoria no dia 13/12.
Os participantes discutiram diversas possibilidades de colaboração, com o objetivo de promover inovações tecnológicas e realizar pesquisas aplicadas ao setor da agricultura familiar, além de aprimorar práticas agrícolas, contribuir para a inclusão digital e social dos pequenos produtores e, ao mesmo tempo, integrar a UFLA ao setor produtivo, por meio de uma atuação mais estreita entre a Universidade e as entidades públicas e privadas, como a Conaf.
O vice-reitor da UFLA, professor Jackson Barbosa, destacou a importância da infraestrutura da Universidade, que inclui o Câmpus Histórico, o Centro Cultural, o Parque Tecnológico e o Hospital Veterinário como elementos fundamentais para o sucesso da parceria. Ele reforçou que este novo projeto representa uma oportunidade de expandir o alcance e impacto da Instituição na sociedade, especialmente no setor agrícola.
O assessor estratégico de Parceria e Solução Integrada da UFLA, professor Renato Elias Fontes, destacou a importância da colaboração entre a Universidade, o setor público e organizações como a Conaf para promover um desenvolvimento mais sustentável e inovador na agricultura familiar.
Os representantes da Conaf, professores Brunno Souto Xavier e Ademir Nascimento, detalharam os projetos da Confederação que têm como foco a capacitação dos agricultores familiares e a promoção de sua inclusão no mercado agrícola. Eles ressaltaram que parcerias com instituições de ensino como a UFLA são essenciais para fortalecer o setor e garantir a sustentabilidade da agricultura familiar no Brasil.
O vereador Antônio Claret reforçou a importância do poder público local em apoiar esta iniciativa, ressaltando os benefícios para toda a sociedade lavrense e para a região.
Ao final do encontro, os participantes deliberaram sobre as primeiras ações da parceria e o protocolo de intenções entre as partes.