Em agenda oficial em Brasília, na última semana, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, esteve em reuniões estratégicas com lideranças do Ministério da Educação (MEC) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), abordando temas prioritários para o futuro da Instituição e da região. Os encontros fortaleceram as tratativas para superar desafios orçamentários, ampliar a estrutura técnica da Universidade e garantir avanços no funcionamento do Hospital Universitário
Entre os encontros mais significativos, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, destaca as tratativas com a Ebserh. Ele abordou o plano assistencial, os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o financiamento para aquisição de equipamentos modernos, incluindo um sistema completo de imagem.
Entre os tópicos prioritários, destacou-se a necessidade de corpo técnico concursado para garantir o atendimento em média e alta complexidade, essencial para a formação de estudantes, a geração de pesquisas e o atendimento à comunidade de Lavras e da macrorregião. O objetivo é que o hospital esteja em pleno funcionamento até 2026.
Apesar do cenário econômico desafiador, o reitor saiu otimista quanto à reação das lideranças do MEC às demandas propostas, ainda que as decisões sejam condicionadas ao impacto das cortes orçamentárias do governo. “Reuni com as pessoas mais importantes do MEC, do ponto de vista de decisão, e saí bastante esperançoso, apesar do momento ser extremamente difícil para a economia do país. Mas ao persistir e apresentar soluções criativas, dados consistentes das necessidades da UFLA, vamos vencer essas barreiras que têm nos limitado a oferecer mais possibilidades e oportunidades à comunidade”, conclui Scolforo.