Devem chegar nos próximos dias em São João del-Rei, cidade da região do Campo das Vertentes, uma remessa de testes rápidos para detecção da bactéria Streptococcus, que está sob investigação como possível causa da morte de três crianças, com idades entre 3 e 10 anos, em um intervalo de 30 dias. A informação foi confirmada a O TEMPO na noite desta quarta-feira (25 de outubro) pela Prefeitura do município, que tem pouco mais de 90 mil habitantes.
De acordo com o município, os testes são a forma mais veloz de se detectar a presença da bactéria, já que o diagnóstico leva apenas cerca de 15 minutos. “O exame padrão ouro é o Swab Orofaríngeo, que o município já disponibiliza. Entretanto, o resultado demora um pouco mais para sair, pois necessita de uma análise mais aprofundada do material”, completou a Prefeitura de São João del-Rei. Apesar disso, a cidade não informou quando os exames deverão estar disponíveis para a população.
A cidade está com suas escolas municipais com as aulas suspensas por 11 dias para a realização de uma força-tarefa para a desinfecção das instituições, que deverá ir até o próximo dia 5 de novembro. Os trabalhos já começaram nesta quarta e, mais cedo, a Prefeitura divulgou um vídeo que mostra desinfecção sendo feita com água sanitária em uma das escolas.