Uma sombra de mistério e suspense toma conta de Lavras. Pelo menos na ficção produzida pelo escritor Anderson Laudelino. Ele acaba de lançar o livro “Mistério no Vapor Dr. Jorge”,
A obra, narrada com rima e métrica do cordel nordestino e ilustrada por xilogravuras, reúne quatro contos tendo a cidade dos Ipês e das Escolas como pano de fundo. A narrativa mistura fatos históricos, personagens reais e imaginários a fim de seduzir o leitor, esse sujeito tantas vezes preguiçoso.
Narrativa é construída com recursos da literatura de cordel
O narrador apresenta as aventuras do detetive Brasilino e o menino Paulino pelas ruas da cidade. Uma colcha de retalhos textuais que resgata o passado do município também com humor e leveza.
Estão lá o caramanchão da Praça Dr. Augusto Silva, o incendiário que aterrorizou a cidade destruindo casarões centenários no passado, fantasmas que são vistos na Escola Superior de Agricultura (ESAL) e o velho barco a vapor que cruzou as águas do Rio Grande.
Desenhista e escritor, Laudelino procurou unir as duas pontas destes universos para criar o livro, que nasceu através de recurso da Lei Paulo Gustavo. O contador de histórias tem outros cordéis e quadrinhos publicados. Para ele, escrita e desenho estão em constante diálogo.
“Mistério no Vapor Dr. Jorge” pode ser encontrado na Biblioteca Municipal Meirinha Botelho para empréstimo e também em outras bibliotecas de escolas publicas da cidade.