domingo , 8 setembro 2024
Lar Cidade Streptococcus: São João del-Rei confirma mais um teste positivo da doença
CidadeNotícias

Streptococcus: São João del-Rei confirma mais um teste positivo da doença

Um paciente, que não teve a idade revelada, testou positivo para Streptococcus Pyogenes nessa terça-feira (7 de novembro), em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais. A contaminação foi confirmada em teste rápido realizado em uma das Unidades Básicas de Saúde do município, e divulgada pela prefeitura da cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, outros cinco testes foram realizados na cidade nessa terça-feira (7). Quatro pacientes apresentaram o resultado negativo e tiveram o diagnóstico descartado, sendo que um deles realizou o teste duas vezes após o primeiro exame ser inconclusivo.

Mais de 2.000 testes rápidos para diagnóstico de Streptococcus Pyogenes foram entregues em todas as Unidades Básicas de Saúde de São João del-Rei nos últimos dias. Conforme a pasta, os testes rápidos são realizados com critério médico baseado na análise dos sintomas, de acordo com o protocolo elaborado para os profissionais de saúde que será disponibilizado ainda nesta quarta-feira (8 de novembro).

Morte de criança

Os testes para detecção da bactéria foram distribuídos após três crianças faleceram na cidade, com suspeita de contaminação pelo microorganismo, e outras quatro serem internadas na UTI com sintomas de dor de gargante. De acordo com o boletim da Santa Casa de Misericórdia de São João del Rei, emitido nessa terça, duas crianças seguem internadas, evoluindo bem, sendo que uma ainda aguarda resultado do exame.

A situação gerou pânico em pais e responsáveis de alunos, e acarretou na suspensão das aulas e manifestações no município. Após investigação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) descartou a hipótese de que a morte de uma menina de 10 anos, em São João de-Rei, no Campo das Vertentes, no último dia 23, ocorreu por conta da bactéria Streptococcus. Conforme a SES-MG a investigação epidemiológica realizada até o momento sugere que os pacientes ainda sem laudo concluído morreram devido a uma infecção disseminada (sepsemia), que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos.

A Secretaria Municipal de Saúde de São João del Rei em parceria ímpar com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Gerência Regional de Saúde de São João del Rei informa que, continua com o trabalho de pesquisa de campo juntamente com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (CievsMinas) e equipe técnica do Programa de Treinamento em Epidemiologia do Ministério da Saúde (EpiSUS-MS)”, diz o comunicado.

Fonte: O Tempo

Artigos Recentes

Categorias

Artigos relacionados

Polícia Civil prende suspeito de tentativo de homicídio em Lavras

Um homem de 30 anos, suspeito por uma tentativa de homicídio ocorrida...

Nova fase do Plano Ambiental da UFLA promove o plantio de 450 ipês

Em comemoração aos 116 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi...

Obituário: 06/09/2024

Rosana da Costa Braz + 06-09-2024 Idade: 56 anos Sepultamento dia 06-09-2024...

Por que 6 de setembro é considerado o Dia do Sexo?

Você sabia que esta sexta-feira (6) é considerada o Dia do Sexo?...