No dia 29 de agosto, às 19h00, no Anfiteatro do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA), será realizado o “Seminário Sassanha: o uso das folhas nos terreiros”.
O mês de agosto é um dos mais importantes para os povos de Terreiro, devido a Festa de Olubajé, em homenagem a Obaluaiê, que em iorubá significa “o Rei que é o Senhor da Terra”. Em alusão a este mês, acontecerá o Seminário Sassanha, pois é da terra onde tudo nasce, incluindo as plantas que são fundamentais para os cultos nos Terreiros.
A palavra Sassanha, de origem iorubá, designa o ritual do candomblé que visa retirar a energia vital das folhas e extrair seu sangue (sumo), “sangue de origem vegetal”. Esse processo tem a finalidade de purificar e alimentar os objetos sagrados e o corpo dos iniciados, promovendo o equilíbrio e a renovação das energias.
O evento tem como objetivo destacar o rico conhecimento dos povos de Terreiro sobre as folhas, possibilitar a compreensão sobre como elas são utilizadas, e propor reflexões sobre a importância de valorizar o conhecimento dos povos e comunidades tradicionais.
A programação do Seminário incluirá uma abertura com parte de um Xirê. Em seguida, haverá uma Roda de Conversa com lideranças de Umbanda, Quimbanda e de Candomblé de diversas Nações da cidade de Lavras, que será mediada por Innácìó José, do “Abassá Cajámungunssu Maza Kabila D’ia Gongobila D’ia N’Zambi”.
O evento está sendo organizado pelo Diálogos – Observatório da Diversidade Religiosa, e tem o apoio do Departamento de Administração Pública da UFLA.